terça-feira, 17 de janeiro de 2012

resumodoartigo

8 comentários:

  1. PIAGET E A APRENDIZAGEM

    Maria Adelaide Holmes Goulart


    RESUMO:
    O artigo aborda a relação entre a teoria de Piaget e as dificuldades existentes no aprendizado em sala de aula, mostrando os processos de assimilação, acomodação e equilibração que estão presentes no artigo intitulado “Os desafios de aprender” de Elisângela Fernandes, exemplificando-os com fatos do filme Adorável Professor.

    ResponderExcluir
  2. A IMPORTÂNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO CONDICIONADAS

    Flavia Cristina Xavier de Almeida


    RESUMO: Este artigo defende a necessidade de métodos educacionais que sejam avaliados e condicionados a cada aluno, visando possibilitar uma aprendizagem significativa do sujeito. A partir da percepção metodológica do filme O adorável professor e de entrevista com Sara Paín à revista Nova Escola busca-se embasamento e tenta-se mostrar o quanto os métodos são necessários para o bom desenvolvimento do aluno; embora para isso seja imprescindível um envolvimento constante do professor para com seus discentes.

    ResponderExcluir
  3. Resumo
    Trata-se nesse artigo das situações que professores tendem a enfrentar ao longo de sua carreira profissional para com os seus alunos. E o grande significado do educador estar sempre se atualizando e pesquisando diferentes formas de ensino. Com referências do artigo: A Importância da Motivação no Processo de Aprendizagem.

    ResponderExcluir
  4. ESCOLAS TRADICIONAIS E SUAS TEORIAS CURRICULARES: como é a relação do professor com o aluno e como se dá a capacidade do aluno aprender

    Jenifer Duarte da Costa

    Resumo: O objetivo deste artigo é propor uma análise do filme “Adorável professor (Mr. Holland)”, buscando discutir á respeito das questões: em que estão fundamentadas as escolas tradicionais, como são as teorias dos currículos escolares, como é a relação do professor com o aluno, até que ponto o modelo de escola tradicional contribui ou interfere na aprendizagem do aluno e como se dá a capacidade de o aluno aprender nestas escolas tradicionais.

    Palavras-chave: Tradicional; Aprendizagem; Teorias Curriculares.

    ResponderExcluir
  5. FORMAS DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA INTERAÇÃO E MOTIVAÇÃO

    Bruna da Silva Aliandro


    Resumo
    Este artigo propõe analisar métodos de ensino de Vygotsky e do professor Holland, no filme, “O adorável professor”, pois ambos trazem métodos semelhantes de ensinar a criança. Vygotsky apresenta o método de Zona de desenvolvimento proximal, que é a distância nas práticas que ela já domina e as atividades nas quais ela ainda necessita de ajuda. No filme, Holland desenvolve vários métodos de ensino com seus alunos, aprende a ensinar de acordo com a necessidade dos alunos, traz para as aulas motivações, incentivos, buscando interesse dos discentes.

    ResponderExcluir
  6. A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS AUDITIVAS
    Thamires Coelho Cardozo

    Resumo: Este artigo procura mostrar uma breve historia de um portador de necessidades especiais auditivas, mostrando que ele pode ser inserido em um contexto de pessoas auditivamente ativas; a importância da família e do professor no processo de inclusão social e o que é preciso para melhorar a inclusão deste aluno na escola regular brasileira.
    Palavras- chave: portador de necessidades especiais auditivas; inclusão; escola.

    ResponderExcluir
  7. Professor: profissão, predestinação ou amor
    Resumo:
    O presente artigo tem o intuito de mostrar o quanto o professor é importante na formação do ser, tornando-se muitas vezes, um exemplo para a criança. Entretanto, isso não acontece por acaso, muitas vezes ela não tem o menor auxílio em casa, e o professor por sua vez, torna-se seu centro de apoio, professor este, que não tem respaldo dos governantes para dar esta proteção a esta criança e manter-se na profissão. Vários buscam outras áreas, por melhores salários e condição de trabalho.

    ResponderExcluir
  8. RESUMO:
    O presente artigo trata da importância que a inclusão social tem em relação à educação, com um aluno que apresenta necessidades educacionais especiais (NEE) ou transtorno global do desenvolvimento (TGD) quando ele consegue desenvolver-se em conjunto com seus colegas. Também cita alguns exemplos de professores dedicados que em conjunto com uma equipe conseguem fazer com que a inclusão aconteça.
    Palavras-chave: Inclusão. Escola. Educação.

    ResponderExcluir