quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Narração e Dissertação

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
CURSO DE PEDAGOGIA
CAMPUS DE JAGUARÃO
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
                        PROFESSORA ADEN RODRIGUES PEREIRA




FICHAMENTO
                                         OS CINCO SENTIDOS
                 A INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO NO VOTO Pratica reflexiva e participação critica.

Kátia de Queirós Mattoso


Acadêmicas: Ana Paula Vasques, Jenifer da Costa.
II Semestre


Jaguarão, Novembro de 2011

Cinco sentidos


                                            O ídolo
Ao caminhar pela praia ao entardecer de um dia de verão na Califórnia - USA, vem correndo em minha direção meu maior ídolo Brad Pitt, ao vê-lo fico surpresa imagino estar sonhando e acabo por desmaiar em seus braços musculosos e quentes.
Ao abrir os olhos deparo-me com seu cheiro a maça verde, seus olhos azuis olhando nos meus, que mal consigo acreditar que ele é real e que esta na minha frente, sussurrou baixinho ao meu ouvido, “moça você esta bem?” somente soube dizer que estava sonhando.
Acabamos por conversar e queria saber todos os seus gostos e manias, o que ele gosta de fazer, todos os detalhes de sua vida, falei de minha enorme paixão pela sua história. Após recuperar-me de tal emoção momentânea, deparei por estar perto demais dele e quando percebi estava beijando-o, não pude imaginar que fosse retribuir tal imprudência. Um delírio que guardo na memória o gosto dos seus lábios macios de morango com avelã.
Todo esse momento foi cerca de menos de um minuto, quando olhei a minha volta estava com seguranças e muitas e pessoas ao redor e o Brad já não estava, não posso dizer se foi um sonho ou minha vontade. Acabei por ficar sentada na praia até escurecer com minha imaginação e minha alegria esperando uma nova oportunidade desse momento.

A INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO NO VOTO

É lamentável o número de pessoas com baixo nível de escolaridade em nosso país. Fator, este, que influencia no voto dos eleitores.
Sem dúvida, os brasileiros analfabetos ou semi-analfabetos, tendem a votar de forma menos “consciente”, pois tem dificuldades de analisar as propostas apresentadas, pelos candidatos. Sua decisão, muitas vezes, é tomada através de troca de favores, mais claramente, compra de votos.
Com base no Tribunal Superior Eleitoral, o Nordeste é a região do Brasil, que mais concentra eleitores analfabetos. De certa maneira, é possível afirmar, que políticos Cearenses são piores do que seus colegas do Rio de Janeiro e de São Paulo, visto que se aproveitam da ignorância da população festa região.
Portanto, o Brasil precisa investir muito mais na educação. Sendo assim, nossos eleitores terão maior capacidade de escolha dos candidatos, por conseqüência, a situação de analfabetos poderá melhorar.  

Um comentário:

  1. CURSO DE PEDAGOGIA
    Acadêmicas:
    Cássia Souza
    Juliana Martins
    Renata Faria
    Vanderleia Pacheco
    Disciplina:Leitura e Produção Textual
    Professora: Aden Rodriguez
    Jaguarão 2012
    Acidente entre veículos deixa graves feridos
    1. Quem?
    Familiares de vítimas de acidentes.
    2. Onde?
    Ocorreu entre dois parques da capital.
    3. O que?
    Ford KA que envolveu-se em uma colisão com outro veículo.
    4. Quando?
    Na tarde de sábado do dia 19 de novembro de 211.

    Aconteceu na tarde de sábado (19) de Novembro de 2011, um grave acidente envolvendo dois veículos, um Ford KA de cor preta, placa: IMD 6594 e um caminhão Mercedes-Benz de cor branca, placa: IDI 0676. O acidente ocorreu no trajeto entre dois parques da capital. A condutora do Ford KA encontra-se internada em estado grave no hospital da Santa Casa de Porto Alegre, familiares de vítimas dos acidentes de trânsito se comoveram e realizaram protestos pela cidade de Porto Alegre.

    ResponderExcluir