quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Resenha





UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
DISCIPLINA: LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
ACADÊMICA: ANA PAULA NUNES VASQUES
Apreciação Crítica do filme “Adorável professor”.
Título Original: Mr. Holland’s Opus; Gênero: Drama; Duração: 140 min.; Ano de lançamento (EUA): 1995; Distribuição: Buena Vista Picture; Direção: Stephen Herek.
Resenha crítica
A história do filme “Adorável Professor” pode ser analisado de vários aspectos e inclusive relacionado com o nosso cotidiano. Um músico que não tinha intenção alguma de ser um educador, apenas queria um tempo a mais, para poder compor suas melodias. Assim surgiu a oportunidade e aceitou-a. Penso que pelo fato de o educador ter um período prolongado de férias, porém que não o isenta de ter que estar se dedicando a sua profissão, se especializando e sempre buscando métodos novos para melhor estimular e ensinar seus alunos.
A partir do momento em que ingressa na instituição se depara com obstáculos, como em qualquer outro emprego, seus alunos não tinham maior conhecimento sobre os músicos clássicos e nenhum interesse em aprender, se viu em uma situação complicada. Sendo assim lhe surgiu a ideia de trabalhar com os alunos o “Rock and Roll”, foi a partir daí que verificou que um professor precisa estimular os alunos e trazer coisas novas para a sala de aula, para a se desenvolverem e explorar ao máximo seus potenciais. Começando pelos seus gostos, pode fazer com que passem a gostar de outros tipos musicais.    
No momento em que o professor estava se dedicando a sua carreira, surgiu à novidade que sua esposa estava esperando um bebê, passado algum tempo foi diagnosticado que o menino era surdo e possuía apenas 10% da audição. Foi um trauma, ainda mais na vida de um músico. Descobrir que seu primeiro filho é surdo e jamais o escutara tocar. Isso fez com que ele se dedicasse cada vez mais a profissão e esquecesse que possuía uma família a qual precisava de sua presença, companhia, dedicação e acima de tudo atenção.
Mas com o passar do tempo ele pode perceber que não era só os ditos “normais” que ele poderia ensinar, mesmo com a deficiência e a pouca audição o filho sabia exatamente o gosto musical do Mr. Holland’s e poderia aprender mais ainda com ele, bastava ele se dedicar ao filho e a sua família que estava esquecida.
O filme mostra o lado pessoal da vida, a qual envolveu o professor e a aluna. O professor foi exatamente ético com sua profissão e não se deixou levar por uma aventura. Mostrou que um bom profissional tem que ser ético tanto em sua vida profissional, quanto pessoal. Mesmo dando conselhos que não sejam os esperados pela sociedade, mas que será melhor para a vida do aluno.
Depois de 30 anos dedicados sua vida era aquela escola. Acabou despedido, porque suas aulas de músicas não eram consideradas importantes, comparadas as aulas de educação física. Não importa o tipo de disciplina que é lecionada e sim a qualidade de como é feita, podendo transformar a vida das pessoas e fazer com quem sejam melhores do que possam ser ou até mesmo piores, dependendo do tipo de estímulo do profissional.
O papel do educador não é apenas transmitir conhecimento e sim poder fazer seres questionadores, que lutem por seus objetivos e direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário