terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Resumo


O ENSINO DA MÚSICA NAS ESCOLAS BRASILEIRAS


Gilcelli Machado

RESUMO: A partir do filme Mr. Holland, adorável professor, destaca-se neste artigo o papel da música na educação brasileira, através da Lei nº 11.769, sancionada em agosto de 2008 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dando o prazo de três anos para a escola adaptar seu currículo na área das artes.

Um comentário:

  1. CURSO DE PEDAGOGIA
    Acadêmica: Vanderleia Souza Pacheco
    Disciplina: Leitura e Produção Textual
    Professora: Aden Rodriguez

    Título Original: Mr. Holland’s Opus; Gênero: Drama; Duração: 140 min.; Ano de lançamento (EUA): 1995; Distribuição: Buena Vista Picture; Direção: Stephen Herek.

    Sinopse/Resumo

    O filme Adorável Professor conta que ano de 1964 um músico profissional (personagem principal) resolve lecionar para conseguir mais dinheiro, assim podendo fazer uma poupança e realizar seu grande sonho que é compor uma sinfonia. Inicialmente, o professor encontra grandes dificuldades ao tentar lecionar para os alunos da referida escola, pois depara-se com uma turma que não se envolve com os professores e sequer com o aprender, era visível a falta de motivação de cada aluno, no entanto, o professor procura continuar ministrando suas aulas mesmo percebendo que a disciplina de música era colocada em segundo plano pelos discentes da escola. Nesse mesmo tempo o professor fica sabendo que sua esposa está grávida, e assim, que seus planos seriam adiados e que teria de trabalhar mais. Ele acaba dedicando-se mais aos seus alunos e resolve descobrir qual seria o tipo de música que os encantava, e ao receber a resposta de que seria rock, o mesmo mostou-lhes que podiam adaptar qualquer ritmo ao aprender em suas aulas, tornando-as prazerosas e motivadoras ao aprender.
    Nasce seu filho e o músico fica entusiasmado, pois teria a quem demonstrar e ensinar o amor pela música, logo ele e sua esposa acabam descobrindo que seu filho só tem 10% da audição e após sua grande frustração ele irá trabalhar cada vez mais, mas agora para custear o tratamento do filho e financiar seus estudos especias, tendo de adiar seus sonhos. O músico afasta-se e rejeita o filho, sendo sua esposa quem se envolve diretamente na educação da criança.
    O tempo vai passando, seu filho vai crescendo e sente o distanciamento de seu pai e o questiona, pois não seria pela sua deficiência que não perceberia a sensibilidade e o talento do pai pela música.
    A escola muda substancialmente no decorrer do filme com a influência de causas históricas e por influência dos professores, inclusive a do professor músico que torna seus alunos excelentes músicos e pessoas mais confiantes.
    O professor envolve-se com uma de suas alunas, mas não trai sua esposa e nem a deixa, e aos poucos o professor revê seus conceitos e se coloca com grande energia na ajuda para fazer com que o filho vença as suas limitações, fazendo com que o menino recupere a auto-estima, fortificando seus laços com sua esposa e seu filho.
    Passam 30 anos, e o professor sente-se realizado e gosta de ministrar as aulas, mas a disciplina de música acaba saindo do currículo escolar e o mesmo é demitido para contenção de gastos.
    É organizada uma grande festa e o professor é homenageado devido a sua brilhante trajetória no ensinar e no aprender a se relacionar com seus alunos e a mostrar-lhes o tão prazeroso é o amor pela música e que não importa a sua preferência musical e sim o modo do qual você aprende e se envolve com o saber.
    O professor que no princípio relutou em dar aulas,percebe o quanto semeou para que, com sua influência, a música tocasse o coração de seus alunos como um dia tocara seu próprio coração e vissem como é bom quando fazemos as coisas por amor e não por obrigação.

    ResponderExcluir