terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Resenha

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
CAMPUS JAGUARÃO
CURSO DE PEDAGOGIA - 2º SEMESTRE
DISCIPLINA: LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
PROFESSORA: ADEN RODRIGUEZ
ACADÊMICA: TATIANE SILVEIRA

Resenha Crítica

O filme Adorável Professor nos mostra uma grande transformação que acontece em relação à educação que a escola Jonh Kennedy possuía, uma educação de nível muito inferior, sem bases e completamente desestruturada de bons princípios, onde as regras não eram seguidas, até mesmo por não serem ditadas e que em vários momentos pareciam sequer existir, pelo menos naquela instituição. Para os alunos essa falta de interesse por parte de professores e da direção da escola em manter um dialogo ou tentar melhorar as diversas situações que lá aconteciam, era normal, pois eles já conviviam com esse tipo de tratamento em casa, afinal, a maioria deles não tinha uma base familiar adequada, ou seja, pessoas que acompanhassem sua vida escolar e aprendizagem, portanto são consideráveis esses dois aspectos negativos que levavam a falta de ordem e entendimento naquela escola, e é muito importante ressaltar também que se trata de estudantes de classe baixa com poucas instruções o que acaba acarretando um desinteresse por parte dos alunos em querer aprenderem, por isso para eles a escola ao invés de ser um ambiente que prepara o aluno para a vida e para o mundo era simplesmente considerado um lugar de extrema bagunça e desordem.
Mas com a chegada do professor de música o senhor Holland à escola, fica evidente a bagunça daquela instituição, pois os estudantes o recebem de uma maneira nada agradável e educada.
Claro que Holland não poderia de uma hora para outra mudar essa situação, até mesmo porque no início de sua jornada na escola ele não tinha paciência e nem vontade de dar aulas, mas com o tempo toda essa situação foi melhorando e foi através da sua paixão pela música que ele conseguiu com que aqueles alunos que sequer sabiam tocar e não estavam dispostos a aprender, começassem a se interessar e gostar das aulas dele.
E como sabemos, “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. (Nelson Mandela). Desta maneira é que o professor Holland consegue fazer com que os alunos o deixassem ter liberdade para participar mais ativamente da vida deles, porque com vimos nem direção, tão pouco professores daquela escola tinham relação de proximidade com qualquer um deles, era um tratamento frio e distante.
Por fim a educação então é um dos únicos meios para nos tornamos indivíduos melhores para a nossa sociedade.

5 comentários:

  1. Acadêmica: Vanderleia Souza Pacheco
    Disciplina: Leitura e Produção Textual
    Professora: Aden Rodriguez


    Título Original: Mr. Holland’s Opus; Gênero: Drama; Duração: 140 min.; Ano de lançamento (EUA): 1995; Distribuição: Buena Vista Picture; Direção: Stephen Herek

    Apreciação crítica

    O filme Adorável professor mostra a trajetória de um músico, que em certo momento, por precisar ganhar mais, acaba lecionando numa escola muito tradicional, na qual os demais professores e nem mesmo os alunos sentem-se bem, pois há no âmbito escolar regras rígidas que são impostas aos professores deixando-os sem motivação alguma para lecionar e nem dos alunos a aprender, a escola é um espaço, mas que não dá abertura ao novo, há uma preocupação apenas em passar os conteúdos, e não existe vontade de saber sobre o bem estar dos alunos ou se eles estão motivados com o aprendizado.
    O professor percebeu que não poderia modificar tudo, mas que poderia modificar pelo menos, o pensamento de seus alunos, mostrando-lhes o quão prazerosas eram suas aulas e que como ele, seus alunos também poderiam tirar boas lições e aprendizado com elas. Utilizou-se de músicas que faziam parte da vida dos seus alunos, como o rock e em junção com a música clássica e de seus interesses em tocar determinados instrumentos e não outros que lhes eram impostos.
    O professor consegue criar um bom relacionamento de confiança e respeito para com seus alunos, tornando suas aulas mais animadas e com um nível de aprendizagem que é visível em toda a escola, logo as aparentes dificuldades das quais os alunos demonstravam ter, desapareciam dando notoriedade ao entrosamento, cumplicidade e dedicação de seus alunos.
    A escola deve ser capaz de instruir pessoas que saibam conviver na sociedade, respeitando as diferenças, o espaço e a condição social de cada um, e o professor merece ser não apenas respeitado, mas também bem remunerado para que tenha vontade, domínio e sobre tudo prazer em transmitir seus conhecimentos.
    Quanto mais a escola torna-se espaço aberto a sugestões, diálogos e de busca de novas idéias mais os alunos vão querer aprender, a evasão será amenizada e a vontade de se envolver com os diversos conhecimentos prevalecerá.
    Seu filho mesmo com deficiência auditiva, tem a sensibilidade aflorada e percebe o grande talento que o pai tem pela música, sensibilidade esta que foi desenvolvida com o apoio incondicional da mãe que dedicada e sempre presente, nunca duvida das capacidades do filho. Mesmo sendo demitido para diminuir despesas, o professor é homenageado por seus alunos que tornam-se excelentes músicos e que dedicam-lhe todo o carinho e agradecimento pela forma com a qual lhes abordou e os fez tomar gosto pela música.
    É muito importante que o professor saiba que depende dele as mudanças que poderão ou não ocorrer ao longo de suas aulas e que quanto mais seguro ele for, maior credibilidade e interação terá com seus alunos.
    A educação consiste em habituar os indivíduos a uma disciplina, a qual não pode deixar de ter um caráter autoritário, mas deve-se formar os indivíduos, tendo em vista a integração na sociedade, e torná-los conscientes das normas que devem orientar a conduta que cada um deve ter para viver em sociedade, não apenas respeitando a individualidade ou as suas limitações dos outros, mas também, no saber conviver com o grupo social ao qual faz parte.

    ResponderExcluir
  2. Leitura e Produção Textual Docente: Aden Pereira
    Discente: Flavia Almeida
    Resenha do filme: Mr. Holland Adorável professor. Título original: Mr.Holland. Lançamento1995(EUA). Direção: StephenHerek.Distri-buição: Buena Vista Picture. Duração: 140 min.

    Um músico, em 1965, torna-se professor visando apenas realizar o sonho de compor sua sinfonia e, para manter-se enquanto compõe sua obra o músico precisa de uma reserva de dinheiro; portanto, decide dar aulas por apenas quatro anos.
    Ao perceber que seus alunos não possuem o menor gosto pela música clássica, o então professor usa vários métodos para despertar-lhes o desejo de tocar e descobre o quanto é prazeroso ensinar. O professor ainda dá aulas particulares para uma aluna que tem muita vontade de ser percebida por sua família e todos mais que tenham vontade de aprender. Percebe-se que, mesmo dos erros ele procura tirar algum ensinamento e não deixa seus alunos desistirem.
    Entre atritos com professores tradicionais, os quais desejam mudar seus métodos, e o apoio de docentes que entendem seus princípios e concordam com eles, Mr.Holland usa meios diferentes para ensinar distintos alunos.Porém, deixa de lado métodos para desenvolver seu próprio filho, o qual descobriu ser surdo e, decepcionou-se quando percebeu que este não seguiria seus passos.
    À medida que os anos passam vários fatos históricos vão ocorrendo e, o professor continua usando métodos diferenciados para tentar formar bons músicos. Entre esses fatos destacam-se várias formaturas de seus alunos e a ascensão e queda de vários presidentes americanos.
    Quando Mr. Holland descobre que seu filho adolescente, da sua maneira, ouve e conhece música, mais que isso, interessa-se por música por ser a profissão de seu pai, enche-se de orgulho e tristeza por não ter percebido seu filho em toda sua complexidade; só então começa a interessar-se totalmente por esse mundo sem som. Ao sentir-se incluído, o garoto descobre novos caminhos; estuda, aprende a falar e, acaba mudando o rumo de sua vida.Tudo o que lhe faltava para aprender mais, era a percepção do pai para com ele.
    Em 1995, o músico/professor é informado pela nova direção de que haverá cortes na educação e sua disciplina é considerada desnecessária. Triste e decepcionado, o mestre relembra toda sua vida de educador e pensa que não devia ter deixado seu sonho para trás.
    Temendo que seus alunos sejam podados de sua criatividade por deixarem de ter as artes incluídas em suas vidas, Mr. Holland entristece-se e sente-se descartável após trinta anos de docência. Anos esses que, no começo de sua carreira ele jamais imaginou passar.
    Juntamente com sua esposa e seu filho, o qual veio especialmente para levá-lo para casa. No dia da despedida, para sua surpresa, o mestre recebe uma linda homenagem de seus alunos de todos os tempos e, percebe que alguns mudaram bastante, mas, outros nem tanto.
    Regendo pela última vez a orquestra da escola, o músico/professor descobre que seu sonho não foi deixado para trás e, que sua sinfonia acabou sendo composta pelas vidas que ele ajudou a transformar ao longo de todas as suas décadas de docência.

    ResponderExcluir
  3. A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS AUDITIVAS
    Thamires Coelho Cardozo

    Resumo: Este artigo procura mostrar uma breve historia de um portador de necessidades especiais auditivas, mostrando que ele pode ser inserido em um contexto de pessoas auditivamente ativas; a importância da família e do professor no processo de inclusão social e o que é preciso para melhorar a inclusão deste aluno na escola regular brasileira.
    Palavras- chave: portador de necessidades especiais auditivas; inclusão; escola.

    ResponderExcluir
  4. RESUMO:
    O presente artigo trata da importância que a inclusão social tem em relação à educação, com um aluno que apresenta necessidades educacionais especiais (NEE) ou transtorno global do desenvolvimento (TGD) quando ele consegue desenvolver-se em conjunto com seus colegas. Também cita alguns exemplos de professores dedicados que em conjunto com uma equipe conseguem fazer com que a inclusão aconteça.
    Palavras-chave: Inclusão. Escola. Educação.

    ResponderExcluir
  5. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
    PEDAGOGIA – NOTURNO
    LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
    PROFESSORA: Aden Pereira
    Acadêmica: Priscila Barcellos

    Resenha

    Adorável Professor
    Mr. Holland

    O filme Adorável Professor pode ser relacionado facilmente com a “vida real”. Pois um caso como este pode ocorrer em qualquer família, se trata de situações diferenciadas de alunos desinteressados com um professor que leciona somente para aumentar sua renda e não por amor a profissão. Como é o caso da maioria das pessoas que trabalham por necessidade e não por amor a profissão.
    As relações professor-aluno retratadas no filme revelam bem a desconexão entre contexto cultural e ensino formal: os alunos não se envolviam com os professores e com o aprender, existia um desencantamento, uma desmotivação visível. O professor no filme percebe que não podia mudar tudo, mas podia mudar alguma coisa. Começou a lidar com as pessoas que faziam parte da vida de seus alunos. E isso alterou conseqüentemente a relação que o professor tinha com a escola, ele passou a se interessar pelo diversos aspectos da mesma e até passou a se interessar menos com a composição de suas músicas, ocupando seu tempo pro exemplo com aulas de reforço para os que tinham dificuldades.
    Essa mudança provocou uma pequena “revolução” nas aulas de músicas que passaram a ser mais valorizadas pelos estudantes provocando encantamento nos mesmos. Saberes pelos quais o professor deve primar construir junto com os seus alunos. A educação deve ser uma educação inserida em um contexto, de uma época, de uma realidade... Não existe educação bem feita se ela não respeita isso!

    ResponderExcluir