quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

RESENHA

RESENHA

        O filme nos relata uma historia de vidas com suas com varias situações , mostrado como era difícil ser um professor nos anos 1965 , como a profissão não era levada á serio pelas pessoas.Um dos grandes desafio era motiva os alunos para ter aulas de musica e arte disciplinas não muito agradáveis. Outro desafio naquela época era ter um filho deficiente porque a sociedade e a própria família não aceitavam muito bem esta realidade . Mas a busca da inclusão do filho foi acontecendo ao natural.
         As atividades de musica e artes e teatro foram perdendo importância frente ás atividades  esportivas. O filme nos mostrar que ate hoje existem nas escolas , alguns professores tentando mudar o mundo e outros que não estão nem ai com a situação dos alunos.Mas no fim um bom professor poder mudar a vida de aluno.
         Mas um dos temas centrais do filme e a inclusão de uma criança portadora de deficiência especial , sendo que na naquela época sociedade não aceitava muito bem .                                       
 Há poucas escolas que ao tinham restrições a esse tipo de aluno, há escolas que atendem esses alunos , porem não há uma união com as escolas da rede pública.Nos dias atuais há um grande movimento na sociedade pela inclusão dos alunos portadores de necessidades especiais para que os mesmos estudem nas mesmas escolas dos alunos normais.
              Só que a grande maioria das escolas não possuem estruturas físicas para esse atendimento e nem pessoal qualificado para o mesmo.                                                



JORGE OLIVERA
                    




















                                             










RESUMO: Este artigo se propõe a discutir a situação de pessoas portadoras de necessidades especiais na rede de ensino regular. Suas  vantagens para os alunos  e   suas desvantagens e também analisaremos se as escolas estão estruturadas para atender esta demanda que precisa de cuidados e atenção especializada.  

Palavras chaves: Inclusão, ensino e escola.  

1.   INTRODUÇÃO
O filme nos relata uma situação bastante normal nos dias de hoje, uma família que possuía um membro portador de necessidade especial, O abalo  emocional nos primeiro dias e a luta  pela sua inclusão na sociedade.Vamos mostrar como anda a inclusão de pessoas portadoras de necessidade especial na sociedade escolar.
No passado não havia inclusão , todos os portadores de necessidade especial , eram tratados à margem da sociedade. Eles eram discriminados de uma maneira que o único poderiam ficar era na sua própria casa.Num sistema que não foi planejado para atender esses alunos, que  possui falta de visão , audição e ou locomoção entre tantas outras.
 2.DESENVOLVIMENTO 

             Na LDB de 1996 o estado foi obrigado a trazer esses alunos para rede de ensino regular. No passado esta inclusão era feita de modo separado, ou seja, alunos “normais” ficavam na rede regular e os outros em escolas especiais. Assim, para Vieira(2005) ´´existem algo em torno de seis milhões de crianças e somente 230 mil freqüentam escolas normais e 170 mil em escolas especiais.´´(p36 e 37)
 Geralmente  maioria dos alunos especiais freqüentam escolas dirigidas APAES, e muitos poucos no ensino regular. De acordo com Vieira (2005,p.)a inclusão de portadores de necessidades especiais nas escolas regulares é debatida há décadas no Brasil sem chegar a um consenso. Porem esta discussão vai levar muito tempo para se chegar a uma conclusão, pois cada lado defende um tipo de inclusão. Pessoas ligadas a escolas defendem que elas não estão preparadas, já os pais ficam em dúvida se esta seria a melhor forma e, por fim, o governo quer este processo seja feito de qualquer maneira. Assim, Vieira acrescenta,
De um lado está os que defendem o direito o direito de     crianças e adolescentes especiais em estudar em escolas comuns, acreditando que isso levará a uma abertura da escola á diversidade e contribuirá para o desenvolvimento social desses alunos. Do outro lado, o argumento é que certos graus de deficiência não permitem a inclusão e que não há preparo de professores e estrutura, especialmente na rede pública de ensino, para receber portadores de deficiência. (2005, p36)
Porem um fato inegável falando de estrutura as únicas escolas planejadas e preparadas para atender esta demanda no presente momento são as escolas da APAE. A grande maioria ou quase todas de ensino regular não tem estrutura para esse tipo de aluno, falta acesso, professores qualificados.              
Um  exemplo clássico de como não estão preparados e a falta de professores de libras (Linguagem Brasileira de Sinais), talvez um em cada escola ou dois. Isso apenas demonstrar o total despreparo das escolas.
A verdade é que a maior parte dos professores não esta capacitada para tratar com portadores de deficiências. E daqui 10 anos a situação será a mesma, porque a grade curricular dos professores em formação não nada voltado para a educação especial. (VIERA,revista aprende Brasil,ago/2005)

             Nesse contexto o papel das APAES é fundamental para inclusão desses alunos na sociedade e na escola, o trabalho desenvolvido por ela nos primeiros anos de vida ensina o aluno a enfrentar a conviver com sociedade. A APAE possui mais de 50 anos de experiência e já criou seus próprios métodos de ensino , sem fala que todas as escolas foram construídas pensado nos alunos  e nas suas necessidades.Todo o processo de educação das APAE envolve toda a família dos alunos , fazendo um integração completa.
Uma das vantagens da inclusão seria que esses alunos estariam com alunos normais, quando mais cedo isto acontecer eles irão se socializar com mais facilidade. Umas das maiores desvantagens é que eles seriam colocados em escolas sem  as mínimas condições de recebê-los e isto acarretaria sérios danos no aprendizado  e colocaria uma seria duvida seria este processo inclusão ou exclusão ? Sem falar que há ainda uma forte discriminação de alguns professores e dos próprios pais de alunos dito normais´´.
3.CONSIDERAÇOES FINAIS.

Mas como fazer esta inclusão, será que a sociedade escolar esta preparada para receber este aumento significativo de alunos portadores de necessidade especia.lComo vimos este processo será demorado e bastante polemico e até que todas as escolas estejam preparadas com estrutura física e pessoal qualificado, para fazer o atendimento desses alunos.
Mas podemos destacar que o processo de inclusão esta em andamento devagar, mas evoluído as redes de ensino regular recebem cada vez mais aluos especiais. Com mais verbas do governo talvez nos próximos anos este processo seja concluído. E a discriminação seja eliminada e que possa haver uma integração completa em todos os sentidos.
      Referencias:
 REVISTA APRENDE BRASIL,Parana,ano. 2,n.6,ago./set., 2005.


                                                   
                         















ANEXO


























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