quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Resenha

O filme se passa em 1964, o músico compositor chamado Glenn Holland, se vê obrigado a lecionar aula de música em uma escola pública dos Estados Unidos da América, por motivos financeiros. Suas aulas foram bastante conturbadas, pois ali não era exatamente o lugar que ele gostaria de estar, sendo assim, seu trabalho não tinha rendimento nenhum.
Em meio a tanta dificuldade, o professor chegou a pensar que não conseguiria dar conta da turma, uma realidade comum em muitas escolas publica hoje em dia. Porem recebe a noticia que sua esposa esta grávida e não poderá mais desistir do trabalho.
Percebendo que suas aulas não estavam tendo aprovação necessária e que nem ele nem os alunos estavam satisfeitos, resolveu mudar sua postura diante da situação. Passou a ensinar a música de acordo com a preferencia musical de cada um e inseriu o rock mostrando sua relação com a música clássica, e assim também muitos outros métodos que o ajudaram a passar seu conteúdo com clareza e compreensão.
Logo em seguida o professor passa a se interessar mais pelas aulas e também pelos alunos percebendo a dificuldade de cada um. Mesmo com um espaço de tempo curto, o professor se dispôs a ajudar uma de suas alunas que tinha dificuldades de tocar clarinete.
Em uma das senas do filme Mr. Holland diz para sua aluna: “você deve parar por hoje”, isto significa que não é definitivamente, que para se chegar à posição almejada deve se ter paciência e perseverança. Para quem esta olhando o filme a atitude do mesmo é bastante estupida, porem foi muito importante para a formação dela, pois com isso ela aprendeu a acreditar em si mesma, e não é para menos que no final do filme ela se torna a governadora do estado. A partir daí foi que realmente ele se encantou pelo ato de lecionar e cada aula sua era feita com muito gosto.
Em primeiro momento, para quem o filme parece que o professor é bastante rude na formade falar e agir, mais ao desenrolar o filme, percebe-se que tudo o que é feito por ele é de total importância para o melhor desenvolvimento dos alunos. E que ele está verdadeiramente apaixonado por oque faz afinal oque seriam quatro anos de muito esforço, passam a ser 30 anos de muita dedicação e amor pelo magistério.
No final a escola juntamente com a governadora do estado, fazem uma grande homenagem ao mestre e musico, mostrando que a maior sinfonia que ele poderia ter feito e fez foi à aprendizagem que ele passou a cada um e cada uma das alunas e alunos que passaram pela sua sala de aula.
Sendo assim, o grande ponto deste filme é que a realidade de Mr. Holland se passa todos os dias nas escolas com muito de nossos professores. Mostra também que ser o professor é muito mais do que simplesmente vencer conteúdos, mas também orientá-los a vencerem os desafios da vida e nunca deixar de acreditar em si mesmos, e em suas capacidades.

Um comentário:

  1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
    CURSO DE PEDAGOGIA


    DISCIPLINA: Leitura e produção textual
    PROFESSORA: Aden Rodrigues Pereira
    ACADÊMICO: José Carlos Vieira Martins
    CAMPUS: Jaguarão-RS


    Apreciação crítica

    ADORÁVEL PROFESSOR (MR. HOLLAND). Opus; Gênero: Drama; Duração: 140 min.; Ano de lançamento (EUA): 1995; Distribuição: Buena Vista Picture; Direção: Stephen Herek.

    No filme Adorável Professor á duas linhas de raciocínio, tais como:
    Primeiro podemos observar que assim como na vida real o filme mostra que algumas escolas resistem em ofertar aos alunos algumas disciplinas, que mesmo parecendo insignificantes, muitas vezes despertam interesse dos mesmos, como foi o caso da música, que após ser conhecida, despertou curiosidade destes.
    Quando o desconhecido não é colocado á prova passa despercebido pelo interesse dos alunos. Alias, é assim que são descobertos os caminhos para traçar o futuro, embora, não se deva perder o foco do presente.
    A segunda linha de raciocínio, nos leva para a trajetória de um profissional que vem cheia de obstáculos, assim,quando: o músico que até então nunca tinha lecionado em uma escola, mesmo não perdendo o foco do objetivo, ou seja,ensinar música; a total falta de conhecimento e interesse pela música de todos os alunos; a notícia da gravidez da esposa; a descoberta dos 10% de audição de seu filho; o assédio da bonita jovem; o autoritarismo dos dirigentes da escola e a sua demissão para cortar custos.
    Podemos observar que, obstáculos não faltaram para o professor desistir, não só no começo, como em toda sua trajetória de educador. Devemos observar que assim como no filme, no nosso dia-a-dia, fatos semelhantes acontecem, porém, um educador deve estar preparado para enfrentar-los.
    Como a ficção e a vida real andam lado a lado, é preciso refletir e rever alguns conceitos com relação a arte e a cultura. No caso dos alunos do filme, não despertavam interesses pela música clássica, alias, não se interessavam nem mesmo por outras músicas, isso acontecia, pelo fato de que nunca alguém os havia despertado para tais hábitos culturais.
    As escolas deveriam acima de tudo, mostrar á seus alunos que o ensino e a troca de experiências, entre diferentes culturas e identidades de um grupo, trarão resultados positivos.
    Sendo o professor o instrumento pelo qual o saber chegará até o aluno, muitas vezes a sociedade não o valoriza e cobra um alto preço pelo seu desempenho.
    Traçando um paralelo do Filme Adorável Professor e a vida real, podemos observar que são estreitas as diferenças. O professor precisa conhecer e ter acesso a outros métodos de ensino, para que a magia do aprender contamine e permaneça nos alunos. Mesmo assim, precisa enfrentar as dificuldades que surgirão em sua vida particular, não deixando que estas cheguem até a sala de aula.
    Quando o ensinar por profissão toma o lugar do ensinar por prazer e objetivos, leva a um caminho difícil de ser percorrido, pois o interesse do aluno em saber, passa a disputar uma corrida pela nota de aprovação, o que muitas vezes para o sociedade é o que interessa.

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