terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Resenha

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
PEDAGOGIA – NOTURNO
DOSCENTE: ADEN RODRIGUEZ
ACADÊMICA: TÂNIA RAQUEL K. RODRIGUES




RESENHA



ADORÁVEL PROFESSOR
MR. HOLLAND


O filme passa a partir da década de 60, onde um músico, compositor, decide se aventurar como professor de música na Escola de 2° Grau J. F. Kennedy como forma de aumentar sua renda familiar. Em seu primeiro dia de aula Glenn Holland sentiu-se nervoso, ansioso e pediu então que seus alunos dessem uma definição do que é música e ninguém respondeu, pediu então que todos tocassem seus instrumentos, sentindo então na pele o que aguardava a arte de ser professor, pois a desafinação foi muito grande, mas apesar disto, respondeu como forma de incentivar seus alunos que estava bom.
Acredito que Holland escolheu ser professor não por que gostava, mas sim para aumentar a renda familiar, e para não perder-se, preferiu seguir sua mesma linha de conhecimento, a arte da música, para tanto escolheu ser professor de música da Escola J. F. Kennedy, onde em seu primeiro dia de aula sem saber quais métodos de ensino utilizar, começou então com o incentivo.
Glenn Holland foi músico por 10 anos antes de se aventurar como professor e após seu 1° dia de aula, considerou que este “trabalho” iria ser bem pior. Mas cada dia que passava, Holland incentivava cada vez mais seus alunos para que não desistam. Pede para uma das alunas, Gertrude, comece a chegar mais cedo para ter umas aulas particulares.
Dentre seus conhecimentos, suas composições e perspectiva de um dia ter sua própria orquestra, Glenn faz com que uma de suas alunas comece a treinar em horários alternativos fora do período de aula, pois ao vê-la tocando sentiu eu diria até arrepios, tamanho seu desafinamento, para tanto como professor acreditou na capacidade do ser humano de aprender, apostando nela.
Como todo professor, Holland aplicou prova, onde todos se saíram mal, pronunciou serem patéticos e fez com que pegassem o livro para fixar na memória às notas musicais, pois como já havia percebido, era um longo caminho a percorrer. Apesar das decepções iniciais, Holland chega novamente mais cedo para sua aula com Gertrude, e vê que ela já está tocando seu clarinete sem grandes avanços, então, diz que ela pode desistir, quando percebe que magoou a menina e esta começa a chorar,e a alegar que está tentando melhorar por que sua família é toda perfeita, o professor comovido diz que ela pare somente um pouco para descansar por hoje.
Avaliação: o professor começa a tentar aprender o que sabem, assim aplica uma prova em nível de conhecimento, percebe que tudo que sonhava ser professor não era bem assim, enfurecido com tudo, pede que eles devorem um livro para memorizarem todas as notas musicais, pois isto é o principio da musicalidade. Usando, então, o mais antigo e conhecido método da decoração.
Professor Holland ao sair de uma de suas aulas também recebe uma crítica da diretora da escola, e lhe diz que algo em suas aulas está sendo falho, chega em casa nervoso, com dura realidade de uma crítica daquilo que se está aprendendo, situação esta como a de seus alunos, então para completar recebe a notícia de que vai ser pai, ficando apavorado, a partir deste fato Holland começa a encarar sua nova profissão como sua principal fonte de renda e dedica-se cada vez mais. Marca mais uma aula com Gertrude, que chega atrasada para avisar que vai desistir, com muito jeito consegue convencê-la a continuar e tocar com seu coração, confiando em si mesma, e usa o incentivo como método (que pensasse no que mais gostasse), o qual funciona e surpreende.
A tarefa de saber que caminho percorrer em uma sala de aula não é conclusiva, pois temos que ter muito jogo de cintura, e cada dia é um novo dia, e, até hoje todo e qualquer professor necessita do jogo de cintura, de ter a clareza de que todos são capazes de aprender, então para isso usamos a incentivo, a motivação e as coisas que mais se gosta na vida, os quais se percebem sua funcionalidade e respectivas surpresas.
Outro episódio são as aulas de direção que Holland dá durante o período de férias, e mesmo com a batida que um de seus alunos dá, ele pergunta qual lição tirou-se dali para poder melhorar. Neste mesmo instante descobre que seu filho acabara de nascer. Holland passa por vários aprendizados, descobre maneiras de ensinar através do que gostam, mas a escola proíbe que use o Rock em suas aulas, por considerarem que o Rock é coisa do diabo e como forma de punição colocam Holland para treinar a Banda Marcial a marchar com seus respectivos instrumentos, assim surge uma troca, Holland terá que ensinar o garoto Rós (jogador) a tocar algum instrumento, enquanto o professor de educação física ensina a Banda Marcial a marchar.
Desta vez nota-se a verdadeira barreira existente na época, pois ao achar um método todo especial e incentivador, ou seja, “coisas” que realmente gostavam como o Rock, foi determinantemente proibido, Holland desempenhava o verdadeiro papel de mil e um artifícios que é o de um professor, inclusive o de não desistir de nenhum de seus alunos, tenha ele a dificuldade que tiver sempre será capaz.
Mr. Holland agora começa a usar um novo método de ensino, o ritimo da música através da expressão corporal, e este funciona então a banda entra na avenida para o desfile deixando Holland cheio de orgulho e preocupado, pois com todo este “barulho” descobre que seu filho não ouve. Após esta descoberta, Cole vai para uma escola especializada, para aprender a linguagem dos sinais e Holland descobre que todos podem descobrir a música através das vibrações e que Bertovem ministrou uma orquestra mesmo sem audição.
Mr. Holland com o passar dos anos acostumou-se, aprimorou-se e sentia cada vez mais orgulho de ser “professor” e as várias conquistas que conseguiu com seus alunos, aprendendo também as múltiplas capacidades das pessoas de aprender, dentre elas a de ver seu filho aprendendo através do ritimo.
Mais uma vez Holland desenvolve outro método de ensino, o ritimo através da expressão corporal, e após introduz as vibrações, pois acaba de descobrir que terá que aprender também a linguagem dos sinais devido a surdez de seu filho Cole. São inúmeras as especialidades que o musico e compositor agora Adorável Professor adquire ao longo de sua carreira. Mr. Holland dedica todo o seu tempo para a Escola, sua família e seus adorados alunos, aprendendo e ensinando todos os dias.
Para sua decepção, a Escola J. F. Kennedy faz cortes no orçamento e após 30 anos Mr. Holland é demitido, a partir daí restam como orgulho de sua vida: seus alunos, seu filho que se tornou professor, a surpresa feita com carinho e gratidão por seus alunos, surpresa esta ministrada pela atual governadora, Gertrude (ex-aluna) com a sonhada Orquestra, ou seja, Mr. Holland rege então sua Orquestra: Sinfonia Americana de Glenn Holland (tocada por todos seus ex-alunos) e a difícil e apaixonante arte de ser PROFESSOR.


- Sua vida dedicada a uma escola onde aprendeu a cada dia, apaixonou-se pela profissão que considerou no inicio como muito difícil, mas como recompensa de tanta dedicação foi demitido. O adorável professor realmente sentiu na pele que tanta dedicação e esforço continuo, seus métodos, maneiras certas e erradas de desenvolver sua disciplina não foram em vão, pois cada um mostrou que valeu a pena ter sido aluno de Mr. Holland, que seus métodos geraram a Sinfonia Americana de Glenn Holland e que realmente este é o Adorável Professor.

3 comentários:

  1. Universidade Federal do Pampa
    Curso: Licenciatura em Pedagogia – Noturno
    Disciplina: Leitura e Produção Textual
    Professora: Aden Rodrigues Pereira
    Acadêmica: Jenifer Duarte da Costa

    Título Original: Mr. Holland´s Opus; Gênero: Drama; Duração: 140 min; Ano de lançamento (EUA): 1995; Distribuição: Buena Vista Picture; Direção: Stephen Herek

    ADORÁVEL PROFESSOR (Mr. HOLLAND)

    RESENHA

    O filme conta a história de um homem chamado Mr. Holland que tocava piano e que de uma hora para outra se encontrou com a necessidade de buscar um trabalho melhor, por ser músico não estava acostumado a acordar sedo e esta foi apenas a primeira dificuldade encontrada por ele.
    Para sua surpresa, foi chamado para trabalhar em uma escola tradicional a qual daria aulas de música, seus alunos teriam de aprender a história da música e também a tocar instrumentos, no começo foi um pouco difícil, pois muitos daqueles alunos não sabiam segurar um instrumento e tão pouco se interessavam pela história da música, Holland via-se então com um segundo obstáculo.
    Seus métodos de ensino tiveram de ser avaliados, pois Holland estava insatisfeito com a postura de seus alunos perante suas aulas, queria entender o motivo de tanto desinteresse e também por que teria descobrido que seu filho era surdo e agora ele teria de garantir seu emprego para poder custear suas necessidades, outro motivo que o levou a tal avaliação.
    Creio que um dos motivos de Holland ter tido dificuldades no início para ensinar, foi que ele não estava preocupado com a qualidade de suas aulas e sim com o conteúdo que ele teria que passar para seus alunos.
    Então, após fazer uma avaliação de suas aulas, percebeu que cada um de seus alunos teria sua maneira própria e seu tempo para aprender, viu também que o desinteresse existia por que o assunto que lhes era apresentado não agradava, não chamava a atenção. Então Holland após descobrir que o estilo musical da turma seria o Rock end Roll, optou por ensinar suas aulas a partir do gosto de seus alunos e com isso obteve êxito em tudo o que propôs.
    Neste caso, foi extremamente importante que Holland repensa-se sua maneira de conduzir suas aulas, pois ao modificar seus métodos de ensino obteve ótimos resultados.
    Seus superiores tentaram impedi-lo, pois acreditavam que o Rock end Roll levaria seus alunos a indisciplina, porém ao perceber que o professor estaria conseguindo bons resultados acabaram por ceder a proposta.
    A escola era tão tradicional, que qualquer idéia nova causava espanto e certo desconforto pelos professores, todos temiam a mudanças e também tinham um pouco de preconceito, acredito que este tipo de atitude, dificulte o andamento de uma escola, pois penso que para melhor ensinar, devemos sempre estar dispostos a mudar, a buscar novos métodos de ensino e um bom professor deve tentar manter-se sempre distante de qualquer modo preconceituoso.
    No início, quando descobriu que seu filho era surdo, foi um pouco difícil para o professor Holland aceitar a deficiência e conviver com ele, pois só sabia ensinar pessoas ditas “normais”, tornou-se necessário que ele juntamente com sua esposa busca-se aprender a linguagem dos sinais para poder então se comunicar.

    ResponderExcluir
  2. Imagino que não foi nenhum pouco fácil para o professor Holland descobrir que seu filho era surto como também ter de aprender para poder ensiná-lo, penso que ele pecou um pouco em relação a educação de seu filho, creio que Holland deveria ter dado mais atenção para ele, visto que uma criança com deficiência sempre requer mais atenção do que as “normais”.
    Como Holland era muito dedicado, preocupado e apaixonado com seu trabalho, acabava por muitas vezes deixar sua família em segundo plano. Costumava trabalhar de forma interdisciplinar, sempre buscando a ajuda de outros professores para a realização de seus projetos, consegui organizar um conserto, obtendo grande êxito.
    Creio que para sermos um bom professor, devemos antes de qualquer coisa, permanecer apaixonados pelo o que fazemos e isto é o que aconteceu com Holland, porém creio também que um professor não deva de forma alguma deixar sua família, seu lazer, pela educação, pois todo o ser humano precisa de um tempo para o descanso, para si mesmo.
    Depois de tantas mudanças naquela escola que seguia um modelo tradicional, o professor teria sido demitido, pois ele completava trinta anos lecionando e a escola teria de cortar gastos. Foram tantas coisas que Holland teria feito por aquela escola e por aqueles alunos que como forma de agradecimento, foi organizado uma apresentação a qual alunos de todos os trinta anos de docência se apresentaram em sua homenagem.
    Certamente Holland fez a diferença nesta escola e penso que isto é algo que todo o professor deva querer. Fazer a diferença é fazer algo novo, algo bom, é contribuir e quando se trata de uma escola, estamos contribuindo para uma vasta geração que fará parte do futuro deste mundo que hoje é globalizado.

    ResponderExcluir
  3. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
    CURSO: PEDAGOGIA
    DISCIPLINA: LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
    PROFESSORA: ADEN PEREIRA
    ACADÊMICO: LUIZ CARLOS SILVA ARAUJO

    RESENHA DO FILME ADORÁVEL PROFESSOR
    Título original: Mr. Holland’s opus; Gênero: Drama; [BR]Duração: min.; Ano de lançamento (EUA): 1995; [BR] Stephen Herek; Persogem pricipal: [BR] Richard Dreyfuss (Glen Holland). [BR]

    Não por amar a profissão de professor, mas sim por razão financeira, ele começa esta nova vida, como se isto não tivesse a menor importância, mas no decorrer do filme ele começa a gostar da profissão, ao ponto de rever seus métodos de ensinamento.
    Percebe então que mudando a sua metodologia de ensino seus alunos, começariam a interessar-se mais por suas aulas, e isto realmente aconteceu, eles começaram a dedicar-se mais, apesar da escola se opor a alguns de seus métodos de aprendizagem, como por exemplo, a utilização do rock and roll no decorrer de suas aulas.
    Analisou seus alunos um a um, e começou a descobrir o que poderia tirar de melhor de cada um, foi onde ele acertou sua turma, que começou a adorar seu professor, por estar ensinando-lhes de maneira mais compreensiva.
    Veja que quando o professor consegue atrair a atenção de seus alunos, começa uma nova etapa na forma de compreensão não somente entre si, mas de um modo geral entre todas na sociedade. Que ao mudar sua maneira de ensinar, ele consegue compreender mais seus alunos interagindo com eles, fazendo com que o que poderia ser difícil, torna-se mais fácil, mesmo tendo muitas vezes que lutar por estes ideais, lutando contra seus superiores, colocando a educação acima de tudo, porque para o professor a grande satisfação é saber que ao chegar ao final de uma etapa, seus alunos realmente entenderam e compreenderam o conteúdo, porque decorar é fácil mas realmente aprender, que é o que interessa, ao final de um ano poucos conseguem.
    Queremos nós como futuros educadores, que nos espelhasse neste professor, que todos são capazes de aprender, talvez o que a gente deve fazer ao longo da jornada, é mudar os métodos de aprendizado, como diz uma professora do semestre passado temos que mudar o ba, be, bi, bo ,bu,e fazer nossos alunos realmente entenderem o que estãoacumulando de conhecimento.

    ResponderExcluir