terça-feira, 17 de janeiro de 2012

A partir desse quadro que se apresenta podemos a vir a destacar um aspecto importante, que é o fato do personagem não ter se acomodado perante as dificuldades que se apresentaram a ele, procurou superar suas dificuldades no âmbito escolar dedicando-se mais a seus alunos. Buscando meios para que eles se motivassem para o estudo do conteúdo, para tanto se utilizou de métodos como reforço para que os objetivos fossem alcançados, procurou estabelecer conexões que permitissem seus alunos ter um interesse maior pela disciplina, fato esse que proporcionou não só um maior interesse pelos conteúdos trabalhados como ajudou a ter uma melhor relação com os alunos.
Um aspecto importante que merece atenção é a relação que o personagem tem com seu filho deficiente auditivo a dificuldade de comunicação com mesmo, e a busca de uma escola que pode-se ajudar o mesmo a se desenvolver. Este ponto nos leva a uma reflexão de como as pessoas com deficiência tem caminhos mais árduos a percorrer, pois grande parte das instituições de ensino não esta preparada para receber alunos que necessitem de cuidados especiais, e a inclusão dos mesmos fica prejudicada. “Vale ressaltar que a finalidade da inclusão é que todas as pessoas com necessidades especiais busquem seu desenvolvimento para poder exercer sua cidadania” (Assunção, Simonini p.01).
O filme “Adorável Professor” permite que se faça uma reflexão, num primeiro momento sobre as escolas, pois muitas com seu conteúdo conservador acabam se tornado um obstáculo a mais para que professores desenvolvam seus conteúdos. Num segundo momento de que modo um professor deve atuar perante seus alunos, se perante as dificuldades apresentadas ele desiste ou se como o personagem ele vai atrás busca alternativas para superar obstáculos não se deixa acomodar pelo sistema.

Referências:
ASSUNÇÃO, Talita Borges de. SIMONINI, Giselda Costa da Silva. Crianças com Deficiência Auditiva na Escola Regular: Ensino Infantil. 2009 Disponível em www.pedagogia.com.br/EducacaoInclusiva consultado em 01/01/2012

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