domingo, 11 de dezembro de 2011

Fichamentos resumos e resenhas

Olá pessoal!
Primeiramente quero parabenizar a todos pelos textos aqui postados, pois são fruto de um árduo trabalho em sala de aula de construção, reconstrução, reflexão e muita discussão que tem nos levado a melhorar cada vez mais a produção textual.
Assim, agora, a partir desse trabalho começamos a nos encaminhar para o final do semestre e a chegar na temática dos fichamentos, resumos e resenhas a partir do que vamos entrar no universo dos textos acadêmicos.
Para tanto, então, aponto aqui alguns links que podem ajudar vocês a produzirem bons textos acadêmicos em geral, mas, em especial esses com os quais vamos trabalhar nas próximas aulas.
Assim, aqui vão alguns dos sites que indico como fontes importantes de consulta para a produção de bons trabalhos acadêmicos.
Tenham todos uma boa produção textual!
Profa. Aden
SUGESTÕES DE SITES:
http://www.abnt.org.br/
http://monografias.brasilescola.com/regras-abnt/tipos-trabalhos-academicos-fichamento.htm
http://ajtrabalhos.blogspot.com/2008/03/aprenda-fazer-fichamento.html#http://ajtrabalhos.blogspot.com/search/label/NORMAS%20ABNT
http://www.mundovestibular.com.br/articles/432/1/NORMAS-DA-ABNT---TRABALHOS-CIENTIFICOS-E-ACADEMICOS-Resumo-/Paacutegina1.html
http://www.calixto.com.br/normas.asp

8 comentários:

  1. tem alguns sites bem interessantes vai ser bem útil.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia a todos e a todas!!! Venho através deste mas uma vez elogiar a excelente escolha pelos sites, são realmente ótimos para nos acadêmicos, alguns ja havia acessado e outros não, mas agora ja fazem parte de meus favoritos. Abraço colegas e professora Aden.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite a todo(a)s estou fazendo o fichamento e gostei muito dos sites, alguns eu já conhecia, mas outros não e que também estão sendo de grande serventia. Obrigada professora pela idéia do blog, algo novo na minha vida. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Acadêmico: Flávio Norenberg
    Curso: Licenciatura em pedagogia
    2º Semestre Turno:Noturno
    Disciplina: Produção Textual
    Professora: Aden Pereira

    Resenha
    Objetivo deste trabalho é analisar de forma crítica o filme Mr.Holland’s Opus, sobre o aspecto pedagógico. O filme possui a direção de Sthepen Herek; personagem principal Richard Dreyfuss (Glen Holland). Lançado no ano de 1995, distribuidora Buena Vista Picture.
    Encontra-se no filme “MEU ADORÁVEL PROFESSOR” a realidade do sistema educacional, em diversos contextos. Diante de uma situação comum, de profissionais atuarem no ramo da educação sem nunca terem se imaginados na área, até as diretrizes que são exercidas dentro de uma instituição de ensino, baseada nos fatores econômicos e não no enriquecimento do conhecimento de seus alunos.
    No caso do filme, encontramos um professor que foi apaixonando-se por sua profissão, com uma metodologia de ensino, não convencional aos métodos pedagógicos utilizados na época. Conseguiu atrair a atenção de seus alunos e de seus superiores com perspectivas bem distintas a respeito de sua postura como docente.
    Aos alunos, o professor Holland conseguiu trazer a realidade para dentro da sala de aula, atraindo a curiosidade e a atenção sobre o conhecimento que está sendo ofertado, isso faz com que o aproveitamento e entrega dos seus alunos ao estudo seja maior e prazerosa.
    Partindo deste princípio, contrariando o sistema tradicional de ensino. A aprendizagem não serve apenas como uma ferramenta disciplinadora e que produz o saber-de-cor, mas uma ferramenta fundamental para despertar o senso crítico, a criatividade e a necessidade de desenvolver-se e superar limitações. Realizando conexões entre situações e conhecimentos adquiridos, os alunos são levados a desenvolver a compreensão e a capacidade de análise.
    Observamos professores que preferem os métodos tradicionais de ensino, com a imposição do autoritarismo e da disciplina. Criando um entrave para o desenvolvimento dos alunos, por não considerá-los capazes de saber lidar com a liberdade, criatividade e senso crítico. Fica em evidência no momento que é feita a reunião com a Diretora da escola e seu conselho, com o professor Holland, demonstrando que os conceitos de como ensinar e para que ensinar? Devem constantemente ser revistos e reavaliados dentro do círculo de uma instituição de ensino.
    Interessante observar os aspectos do sistema de ensino, dos conflitos pessoais dos quais um professor está sujeito, seja no nível existencial, seja no quesito de interação e convívio com uma diversidade cultural e de idades. Demonstra com clareza o lado de maior relevância na educação, que é o acompanhamento do professor no desenvolvimento do caráter e das qualidades de seus alunos. Em vários casos o professor é a única pessoa que está consciente das potencialidades e limites dos seus alunos.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. CAMPUS JAGUARÃO
    Curso: Licenciatura em Pedagogia.
    Disciplina: Produção Textual
    Profª: Aden Rodriguez
    Acadêmica: Taís Bom de Oliveira

    Resenha do Filme Adorável Professor

    A história de um professor chamado Gleen Holland se passa entre os anos de 1965 e 1995. Gleen havia se tornado professor não porque gostava e sim porque queria melhorar sua situação financeira e ter mais tempo para compor suas músicas.
    Entretanto um professor que exerce sua profissão deve fazê-la porque gosta, pois caso contrário nos parece que não será feita com êxito. Um professor que ama sua profissão provavelmente não terá tempo disponível para outras coisas, pois dedicará o tempo de sobra elaborando planos para a melhoria das aulas e do aprendizado dos alunos.
    No início da carreira de Gleen foi muito difícil dar as aulas porque não gostava da idéia de ser professor. Era um professor tradicional e dava aulas em uma escola não democrática. Com o passar do tempo percebeu que seu método de ensino não estava dando certo, resolveu então mudar a metodologia.
    É mais difícil para um professor dar aula se este não gostar do que faz, pois não conseguirá achar os métodos adequados para fazer uma boa aula.
    Com a mudança dos métodos a situação parece que foi melhorando e os alunos passaram a demonstrar mais interesse nas aulas e conforme esse interesse ia aumentando o professor se entusiasmava mais a dar as aulas.
    Houve aí uma troca de motivações, entre professor-aluno, aluno-professor, com o objetivo da melhoria do ensino e da aprendizagem.
    Gleen dava aulas de auto-escola para aumentar sua renda principalmente porque a família iria aumentar, pouco tempo depois de o filho ter nascido descobriu que este era surdo e de certa forma ficou decepcionado.
    Contudo um professor deve estar sempre preparado para situações como a de ter um ou mais alunos com algum tipo de deficiência e saber lidar com essa situação. O professor que pensar apenas em aumentar sua renda estará automaticamente deixando de lado sua capacidade de lidar com situações diversas do dia-a-dia de um professor.
    O relacionamento com o filho parecia não ser tão bom. Com o passar dos anos isso foi mudando, esse pai que parecia não dar muita importância para o filho passou a demonstrar que o amava e mesmo não parecendo tudo o que fazia era com intenção de protegê-lo.
    Nos dias de hoje existem casos de preconceito dentro da própria família que muitas vezes permanecem e em outros casos como o de Gleen esse preconceito acaba e o amor fala mais alto, situações como esta ocorrem em salas de aula e o professor deve saber lidar com isso. O professor deve dar exemplo de que não pode haver preconceito de espécie alguma.
    Uma das alunas se apaixona por Gleen e o convida para ir embora com ela, mas Gleen não aceita porque ama sua esposa Iris.
    Casos desse tipo acontecem, mas um professor deve mostrar que tem ética e que a família deve ser respeitada e Gleen foi um exemplo disso.
    Gleen foi se transformando em um professor cada vez cada vez melhor, sem mesmo perceber. Não ficou rico nem famoso, mas fez de seus alunos a prova do quanto ele amava o que fazia. Após receber a sua demissão foi que percebeu que ser professor era tudo o que ele queria para sua vida.
    Entretanto não são sempre assim, muitos professores vivem a vida inteira dando aula e odiando fazer isso, mas acabam por se acostumar, nem percebem que por exercerem uma profissão que não gostam acabam na maioria das vezes não fazendo bem feita e de certa forma prejudicando os alunos e até mesmo um pouco da educação do país.

    ResponderExcluir
  7. O site http://ajtrabalhos.blogspot.com/2008/03/aprenda-fazer-fichamento.html#http://ajtrabalhos.blogspot.com/search/label/NORMAS%20ABNT é ótimo, tem muitas dicas e exemplos.

    ResponderExcluir
  8. Universidade Federal do Pampa
    Faculdade de Licenciatura em Pedagogia
    Disciplina: Leitura e Produção Textual
    Docente: Aden Pereira
    Acadêmica: Dária Ferreira
    2° Semestre

    Título Original: Mr. Holland’s Opus; Gênero: Drama; Duração: 140 min.; Ano de lançamento (EUA): 1995; Distribuição: Buena Vista Picture; Direção: Stephen Herek.


    O filme Adorável Professor mesmo sendo de 1965, nos mostra uma realidade presente ainda hoje em muitas escolas, pois ainda temos alunos desmotivados , dinâmicas ultrapassadas e também professores acomodados por um sistema de aprendizado que não funciona mais e já não desperta o aluno , tornando a escola um ambiente pouco atrativo.
    Na trama Mr.Holland tenta mudar a realidade da classe usando uma nova dinâmica, através da introdução do rock in roll, ritmo musical que os alunos gostavam. A classe percebeu que podia ter uma nova visão de ensino e com a música ,sentiam-se mais perto da vida real e inseridos na comunidade escolar, onde o professor os via como eram e os respeitava, conquistando assim, o respeito deles.
    Se nos primeiros momentos na classe enfrentava deboches e brincadeiras grosseiras, agora o professor era bem visto e via satisfação e vontade nos alunos para aprenderem. “Ao mesmo tempo em que o ser humano transforma seu meio para entender suas necessidades básicas transforma-se a si mesmo. Ou seja, o homem modifica o ambiente através se seu próprio comportamento e essa modificação vai influenciar no seu comportamento futuro”.(OLIVEIRA,1993).
    Vemos ao longo da trama que Mr. Holland enfrenta diversas situações de conflitos ,dúvidas e temores também na vida pessoal;
    Quando nasce seu filho, ele ao descobrir que o menino tem uma grande deficiência auditiva, se afasta, não aceitando e não querendo ver a realidade. Foi preciso que sua esposa lhe chamasse a atenção para que, juntos, buscassem uma solução para melhores condições de comunicação e convívio com o menino.
    Também quando se sente atraído por uma jovem aluna, fica em dúvidas sobre seu sentimento em relação à ela e à esposa; isto nos mostra que um professor deve ser visto como uma pessoa normal, sujeito aos mesmos dilemas que seus alunos, seus colegas. Durante muito tempo , o professor era visto como um ser superior, o que o deixava distante de seus alunos, hoje o relacionamento é mais humano e torna as relações mais ricas ,dentro das comunidades escolares.

    ResponderExcluir