quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

A importância dos professores nos diversos tipos de escolas

Vanderléia Souza Pacheco[1]

1. RESUMO:

O artigo apresenta o envolvimento entre alunos, professores e a escola, suas carências, expectativas e acima de tudo a sua contribuição para que o aprendizado seja realizado de forma a contribuir para a formação de cada educando e as superações que cada professor poderá ter de enfrentar. A escola como um lugar onde a interação, responsabilidade e aprendizagem devem andar juntas para o bem de uma sociedade.



[1] Acadêmica do 2º semestre do Curso de Pedagogia, Campus Jaguarão, Universidade Federal do Pampa

Fim do Contabando

Narrativa

A receita federal aumentou a fiscalização em todo pais e com isso ouve uma redução no numero de produtos contrabandeados, entre eles CDS, DVDS.

No Rio Grande do Sul as apreensões chegaram a 40%, essa ação da receita federal de combate ao contrabando revelou que grande parte desses CDS, DVDS, era do famoso cantor argentino Fito Paes.

Volmir Nunes, Jorge Adriano e Jose Carlos.

Resumo
Este trabalho propõe mostrar um dos métodos que pode ser utilizado pelo educador para dar ênfase as suas aulas e mostrar o quanto aluno pode ser capaz apesar das suas dificuldades individuais, de aprender todo conteúdo que foi apresentado durante o ano letivo, mostrando assim que é necessário que o professor saiba identificar o problema dele para incentivá-lo da melhor maneira possível.

Palavras-chave: Educador, Aluno, Método.


Acadêmica: Tatiane Silveira

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012


TEXTOS DISSERTATIVOS

Acadêmicas: Cássia Elisa Souza, Cinthia Escalante Ferreira e Gilcelli Soares Machado
A Televisão no Brasil
A televisão, um dos mais poderosos meios de comunicação, tem grande aceitação na sociedade, sendo possível dizer que quase todo mundo a assiste. Vejamos um pouco da evolução dessa tecnologia.
Dentre as milhares de pessoas que assistem televisão, a maioria procura por informação e entretenimento como: debates, filmes, seriados, informativos, campanhas publicitárias, novelas, programas de auditório, enfim todo tipo de programação.
Inaugurada no Brasil na década de 50, a TV surgiu em preto e branco, com muito improviso e alto custo do aparelho que era importado, pois somente as famílias de muitas posses tinham um televisor em suas residências. Desde então, a TV ganhou e firmou seu espaço na casa da população brasileira e, segundo pesquisas, 90% das famílias brasileiras possuem o aparelho em casa, este número é maior se comparado às que possuem geladeira.
A partir de 2009 a televisão começa a passar por uma fase de transição para a transmissão digital que proporciona uma melhor qualidade de som e imagem, despertando ainda mais o interesse do telespectador.


Acadêmicos: Cinthia Escalante, Gilcelli Machado, Flávia Almeida, Flavio Noremberg

O Fim do Ditador
O ex-ditador da Líbia, Moamar Kadaff foi alvejado com tiros disparados por dois jovens, um garoto e uma garota.O crime aconteceu durante o seu passeio rotineiro pela praça central da cidade de Rio Brando Uruguai, hoje por volta das 15 horas e 30 minutos. Os suspeitos foram presos em flagrante e encaminhados ao presídio estadual de Jaguarão. 

Resumo do Artigo

RESUMO: Este artigo aborda a educação relacionando-a com a música e faz referência ao papel do professor educador. A partir do filme Adorável Professor e do artigo de Delia Lerner, intitulado como o trabalho compartilhado entre os docentes favorece o aprendizado dos alunos, retrata-se os desafios do ensino em uma escola pública e a influência que o professor tem na vida dos alunos.

Palavras-chave: Educação, Música, Professor, Escola.

Resenha

O filme se passa em 1964, o músico compositor chamado Glenn Holland, se vê obrigado a lecionar aula de música em uma escola pública dos Estados Unidos da América, por motivos financeiros. Suas aulas foram bastante conturbadas, pois ali não era exatamente o lugar que ele gostaria de estar, sendo assim, seu trabalho não tinha rendimento nenhum.
Em meio a tanta dificuldade, o professor chegou a pensar que não conseguiria dar conta da turma, uma realidade comum em muitas escolas publica hoje em dia. Porem recebe a noticia que sua esposa esta grávida e não poderá mais desistir do trabalho.
Percebendo que suas aulas não estavam tendo aprovação necessária e que nem ele nem os alunos estavam satisfeitos, resolveu mudar sua postura diante da situação. Passou a ensinar a música de acordo com a preferencia musical de cada um e inseriu o rock mostrando sua relação com a música clássica, e assim também muitos outros métodos que o ajudaram a passar seu conteúdo com clareza e compreensão.
Logo em seguida o professor passa a se interessar mais pelas aulas e também pelos alunos percebendo a dificuldade de cada um. Mesmo com um espaço de tempo curto, o professor se dispôs a ajudar uma de suas alunas que tinha dificuldades de tocar clarinete.
Em uma das senas do filme Mr. Holland diz para sua aluna: “você deve parar por hoje”, isto significa que não é definitivamente, que para se chegar à posição almejada deve se ter paciência e perseverança. Para quem esta olhando o filme a atitude do mesmo é bastante estupida, porem foi muito importante para a formação dela, pois com isso ela aprendeu a acreditar em si mesma, e não é para menos que no final do filme ela se torna a governadora do estado. A partir daí foi que realmente ele se encantou pelo ato de lecionar e cada aula sua era feita com muito gosto.
Em primeiro momento, para quem o filme parece que o professor é bastante rude na formade falar e agir, mais ao desenrolar o filme, percebe-se que tudo o que é feito por ele é de total importância para o melhor desenvolvimento dos alunos. E que ele está verdadeiramente apaixonado por oque faz afinal oque seriam quatro anos de muito esforço, passam a ser 30 anos de muita dedicação e amor pelo magistério.
No final a escola juntamente com a governadora do estado, fazem uma grande homenagem ao mestre e musico, mostrando que a maior sinfonia que ele poderia ter feito e fez foi à aprendizagem que ele passou a cada um e cada uma das alunas e alunos que passaram pela sua sala de aula.
Sendo assim, o grande ponto deste filme é que a realidade de Mr. Holland se passa todos os dias nas escolas com muito de nossos professores. Mostra também que ser o professor é muito mais do que simplesmente vencer conteúdos, mas também orientá-los a vencerem os desafios da vida e nunca deixar de acreditar em si mesmos, e em suas capacidades.

RESUMO DO ARTIGO

     O artigo se propõe a discutir a situação de pessoas portadores de necessidades especiais na rede de ensino regular. Suas vantagens para os alunos e suas desvantagens e também analisaremos se as escolas estão estruturadas para atender esta demanda que precisa de cuidados especiais.





JORGE OLIVERA.

RESENHA

RESENHA

        O filme nos relata uma historia de vidas com suas com varias situações , mostrado como era difícil ser um professor nos anos 1965 , como a profissão não era levada á serio pelas pessoas.Um dos grandes desafio era motiva os alunos para ter aulas de musica e arte disciplinas não muito agradáveis. Outro desafio naquela época era ter um filho deficiente porque a sociedade e a própria família não aceitavam muito bem esta realidade . Mas a busca da inclusão do filho foi acontecendo ao natural.
         As atividades de musica e artes e teatro foram perdendo importância frente ás atividades  esportivas. O filme nos mostrar que ate hoje existem nas escolas , alguns professores tentando mudar o mundo e outros que não estão nem ai com a situação dos alunos.Mas no fim um bom professor poder mudar a vida de aluno.
         Mas um dos temas centrais do filme e a inclusão de uma criança portadora de deficiência especial , sendo que na naquela época sociedade não aceitava muito bem .                                       
 Há poucas escolas que ao tinham restrições a esse tipo de aluno, há escolas que atendem esses alunos , porem não há uma união com as escolas da rede pública.Nos dias atuais há um grande movimento na sociedade pela inclusão dos alunos portadores de necessidades especiais para que os mesmos estudem nas mesmas escolas dos alunos normais.
              Só que a grande maioria das escolas não possuem estruturas físicas para esse atendimento e nem pessoal qualificado para o mesmo.                                                



JORGE OLIVERA
                    




















                                             










RESUMO: Este artigo se propõe a discutir a situação de pessoas portadoras de necessidades especiais na rede de ensino regular. Suas  vantagens para os alunos  e   suas desvantagens e também analisaremos se as escolas estão estruturadas para atender esta demanda que precisa de cuidados e atenção especializada.  

Palavras chaves: Inclusão, ensino e escola.  

1.   INTRODUÇÃO
O filme nos relata uma situação bastante normal nos dias de hoje, uma família que possuía um membro portador de necessidade especial, O abalo  emocional nos primeiro dias e a luta  pela sua inclusão na sociedade.Vamos mostrar como anda a inclusão de pessoas portadoras de necessidade especial na sociedade escolar.
No passado não havia inclusão , todos os portadores de necessidade especial , eram tratados à margem da sociedade. Eles eram discriminados de uma maneira que o único poderiam ficar era na sua própria casa.Num sistema que não foi planejado para atender esses alunos, que  possui falta de visão , audição e ou locomoção entre tantas outras.
 2.DESENVOLVIMENTO 

             Na LDB de 1996 o estado foi obrigado a trazer esses alunos para rede de ensino regular. No passado esta inclusão era feita de modo separado, ou seja, alunos “normais” ficavam na rede regular e os outros em escolas especiais. Assim, para Vieira(2005) ´´existem algo em torno de seis milhões de crianças e somente 230 mil freqüentam escolas normais e 170 mil em escolas especiais.´´(p36 e 37)
 Geralmente  maioria dos alunos especiais freqüentam escolas dirigidas APAES, e muitos poucos no ensino regular. De acordo com Vieira (2005,p.)a inclusão de portadores de necessidades especiais nas escolas regulares é debatida há décadas no Brasil sem chegar a um consenso. Porem esta discussão vai levar muito tempo para se chegar a uma conclusão, pois cada lado defende um tipo de inclusão. Pessoas ligadas a escolas defendem que elas não estão preparadas, já os pais ficam em dúvida se esta seria a melhor forma e, por fim, o governo quer este processo seja feito de qualquer maneira. Assim, Vieira acrescenta,
De um lado está os que defendem o direito o direito de     crianças e adolescentes especiais em estudar em escolas comuns, acreditando que isso levará a uma abertura da escola á diversidade e contribuirá para o desenvolvimento social desses alunos. Do outro lado, o argumento é que certos graus de deficiência não permitem a inclusão e que não há preparo de professores e estrutura, especialmente na rede pública de ensino, para receber portadores de deficiência. (2005, p36)
Porem um fato inegável falando de estrutura as únicas escolas planejadas e preparadas para atender esta demanda no presente momento são as escolas da APAE. A grande maioria ou quase todas de ensino regular não tem estrutura para esse tipo de aluno, falta acesso, professores qualificados.              
Um  exemplo clássico de como não estão preparados e a falta de professores de libras (Linguagem Brasileira de Sinais), talvez um em cada escola ou dois. Isso apenas demonstrar o total despreparo das escolas.
A verdade é que a maior parte dos professores não esta capacitada para tratar com portadores de deficiências. E daqui 10 anos a situação será a mesma, porque a grade curricular dos professores em formação não nada voltado para a educação especial. (VIERA,revista aprende Brasil,ago/2005)

             Nesse contexto o papel das APAES é fundamental para inclusão desses alunos na sociedade e na escola, o trabalho desenvolvido por ela nos primeiros anos de vida ensina o aluno a enfrentar a conviver com sociedade. A APAE possui mais de 50 anos de experiência e já criou seus próprios métodos de ensino , sem fala que todas as escolas foram construídas pensado nos alunos  e nas suas necessidades.Todo o processo de educação das APAE envolve toda a família dos alunos , fazendo um integração completa.
Uma das vantagens da inclusão seria que esses alunos estariam com alunos normais, quando mais cedo isto acontecer eles irão se socializar com mais facilidade. Umas das maiores desvantagens é que eles seriam colocados em escolas sem  as mínimas condições de recebê-los e isto acarretaria sérios danos no aprendizado  e colocaria uma seria duvida seria este processo inclusão ou exclusão ? Sem falar que há ainda uma forte discriminação de alguns professores e dos próprios pais de alunos dito normais´´.
3.CONSIDERAÇOES FINAIS.

Mas como fazer esta inclusão, será que a sociedade escolar esta preparada para receber este aumento significativo de alunos portadores de necessidade especia.lComo vimos este processo será demorado e bastante polemico e até que todas as escolas estejam preparadas com estrutura física e pessoal qualificado, para fazer o atendimento desses alunos.
Mas podemos destacar que o processo de inclusão esta em andamento devagar, mas evoluído as redes de ensino regular recebem cada vez mais aluos especiais. Com mais verbas do governo talvez nos próximos anos este processo seja concluído. E a discriminação seja eliminada e que possa haver uma integração completa em todos os sentidos.
      Referencias:
 REVISTA APRENDE BRASIL,Parana,ano. 2,n.6,ago./set., 2005.


                                                   
                         















ANEXO


























Encerramento de semestre

Apesar da correria para encerrar as postagens o semestre foi muito produtivo, e interessante dinamica se revelou boa.
A interferência da televisão em nossas vidas
 Dentre as tecnologias que foram surgindo, ao longo do tempo, a televisão é um dos meios de comunicação mais eficientes que o homem inventou. Podemos dizer que ela é um meio globalizado, pois leva informações para o mundo inteiro, embora manipulando boa parte das pessoas que á assistem.
 Um aspecto apresentado pela televisão que influencia as pessoas em geral é o mundo da moda. Cada vez que grandes marcas desejam lançar uma nova coleção, recorre aos diversos meios de comunicação que leva de maneira indireta ao consumo das mesmas.
Aspectos positivos são as informações que esse meio de comunicação nos proporciona, mantendo-nos presentes em todas as noticias que ocorrem no mundo inteiro em poucos minutos, adquirindo conhecimentos sobre inúmeros assuntos que interferem na maneira como nos vestimos, falamos, agimos e até mesmo comemos.
Portanto a televisão pode ser vista de uma maneira negativa e positiva ao mesmo momento, pois ao mesmo tempo em que ela mantém-nos atualizado, acaba muitas vezes induzindo á atitudes excessivas.




Ana Paula Vasques.
Jenifer da Costa.

Artigo

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A QUALIFAR A DOCÊNCIA NO BRASIL

                                                                                                 Ana Paula Nunes Vasques¹
 

Resumo: O objetivo deste artigo é abordar as políticas públicas no âmbito da docência. Avaliando quais as medidas que podem ser modificadas para melhorar a qualidade da educação no Brasil, mostrando os pontos negativos, assim resultando em acréscimo e em melhores alunos, tanto intelectualmente, quando pessoalmente, assim transformando o país em desenvolvimento.
                                                                                                      
 Palavras-chaves: Políticas públicas; Educação; Alunos.

1.      Introdução
Este artigo, além de discutir um aspecto do filme de Mr. Holland’s: o “Adorável Professor” que analisa a trajetória de vida de um músico que vira docente, apesar de suas dificuldades, tanto pessoal quanto familiares e assim aborda as políticas públicas no âmbito da docência e as mudanças que precisam ser feitas para desenvolver este país e melhorar a educação.
O filme aborda além da trajetória do professor, o lado pessoal da vida dele. A partir do momento que, ele resolve dar conselhos a uma aluna, que a mesma deveria seguir seu sonho e correr atrás, enquanto era nova, do que esperar chegar à idade avançada e verificar que não fez nada por si. Mas a aluna compreendeu errada a intenção do professor, que era de lhe estimular a acreditar em si e lutar pelos seus sonhos. Ela achou que o professor estava interessado nela e que queria se aventurar nessa nova trajetória com ela. 
Pelo final busca demonstrar quais os pontos negativos no Brasil no âmbito da educação e demonstra o efeito que o educador pode causar na vida de um aluno tanto positivamente, quanto negativamente.

2. Desenvolvimento
Bom partindo do aspecto do filme onde a aluna tenta envolver-se com o professor. A partir deste momento, a mesma tenta seduzi-lo, mas o professor demonstrou ser exatamente ético em sua profissão e no seu casamento e não se deixou levar por uma aventura. Expôs que um bom profissional tem que ser ético, tanto em sua vida profissional, quanto na vida pessoal. Mesmo proporcionando conselhos, que não sejam os esperados pela sociedade e pela docência, mas que serviram para fazer com que a aluna de um passo a mais em sua trajetória, o que poderia resultar em uma melhor maneira de viver e realizar seu sonho, do que desistir e ficar com a ideia “de poder um dia ter dado certo”.
Não importa o tipo de disciplina que o educador leciona e sim a qualidade de como é feita, pois pode transformar a vida de um aluno e fazer com quem seja melhor do que possa vir a ser ou até mesmo pior, dependendo do tipo de estímulo do profissional da educação. Mas o professor tem o papel fundamental na vida de seus alunos.
As pessoas estão tomando consciência do problema em questão, que é a educação, e percebendo que é um grande empecilho que precisa ser solucionado, para modificar a situação de declínio e grande desqualificação no sentido do ensino e aprendizagem em nosso país. Somente investindo em educação é possível que modifiquemos esta situação deplorável a qual nos encontramos. Num país, esse que boa parte de seus habitantes ainda não tem conhecimento na escrita da língua portuguesa.
“O presente de uma nação pode se medir pelo IDH ou PIB, mas o futuro se avalia pelo empenho das escolas e pela confiança dos professores”.
O desenvolvimento de nosso país não deve ser visto apenas pelo índice de desenvolvimento ou pelo produto interno bruto e sim pela qualidade da educação dos habitantes deste Brasil. Que deve proporcionar a todos uma educação de qualidade que resultará em uma vida mais digna. Pois temos direito a viver de forma respeitosa e não como analfabetos funcionais.
Verificando o tipo de educação que temos em pleno século XXI, é uma vergonha para o país, onde o mesmo este, esta se preparando para receber a copa mundial e investindo em estádios e qualificando restaurantes para mostrar aos turistas o “maravilhoso” Brasil, enquanto na realidade ainda existem pessoas que mal conseguem ler um jornal com uma linguagem coloquial.  
Com todos esses fatos sobre a educação no Brasil, podemos notar que não importam quais foram os motivos que lhe levam o individuo a chegar a uma profissão e sim o que ele fez e faz por ela, sua dedicação. Porque a partir do momento que se propõem a ser educador, realmente deve o fazer educar para ter um país melhor.  O outro fato que realmente importa é o amor que se dedica ao que fazemos, não importa o que for, sendo feito com amor será de grande utilidade para os brasileiros, quanto para outras pessoas. Não basta apenas ser professor tem que ser educador, apaixonado pelo faz, não pelo que ganha com isso.
3. Considerações finais
O filme é interessante, pois conta toda a história de um professor de maneira inteligente e admirável, mas não podemos esquecer que na vida real nem sempre é assim que funciona, pois sabemos as dificuldades que um professor de escola pública enfrenta, tanto em matéria de material escolar, quanto a parte mais importante que são os alunos.
Está cada vez mais difícil ser educador, alunos com armas de fogo na sala de aula, atirando em professores. Não sabemos onde vamos parar em um país tão violento. Mas percebe-se que um educador pode modificar a vida de seu aluno, não todos, mas boa parte, se realmente ele tiver vontade e agir conforme sua profissão.
Os alunos independentes de classe social têm condições de aprenderem, pois não é a classe social que os fazem analfabetos funcionais e sim a educação do Brasil que é deplorável. E preciso urgentemente ser reformulada com políticas públicas que visam uma educação de qualidade e profissionais capacitados para tais funções, assim eliminando das escolas públicas os “ditos professores” que não possuem formação, mas que ainda dão aula nas escolas públicas, pois tem concursos. Exemplo disso até mesmo aqui na cidade de Jaguarão tem escolas com aulas dando aulas sem formação específica. 
Outro fator que tem que mudar é o salário de um professor, que tem que se bem remunerado, pois é ele quem pode modificar nosso país e não o salário de um vereador que não faz “absolutamente nada” em comparação ao educador, e não é obrigado a possuir ensino superior para se candidatar ao cargo.
Chegando a conclusão que o papel do educador não é apenas transmitir conhecimento e sim poder desenvolver seres questionadores e pensantes, que lutem por seus objetivos e direitos e podemos ainda modificar a História deste país, com novos professores formados e não com professores contratados sem ensino superior.
4. Referências
Herek, Stephen. “Adorável professor”: Mr. Holland’s. [Filme]. Produção: Buena. Vista Picture Opus. (EUA) 1995.140 min.
 Menezes, Luis Carlos; “Professor (a), sim, com muita honra”. Nova escola, n. 248, dez. de 2011.      

 Garcia, Alezandre. “Docência, uma profissão estagnada”. Nova escola, n. 247, Nov. de 2011. Título original: “Uma profissão estagnada”


5. Anexos:

Professor(a), sim, com muita honra

O presente de uma nação pode se medir pelo IDH ou PIB, mas o futuro se avalia pelo empenho das escolas e pela confiança dos professores

Luis Carlos de Menezes (novaescola@atleitor.com.br)
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Luis Carlos de Menezes. Foto: Marina Piedade
Luis Carlos de Menezes é físico e educador da Universidade de São Paulo (USP)
Ao fim de mais um ano, acompanho o balanço de realizações, dívidas e dúvidas nos conselhos de escola e de classe em que tenho o privilégio de ser recebido. Faço isso há anos e me chama a atenção, ultimamente, mais que novos resultados ou velhos problemas, um crescente sentido de responsabilidade coletiva. Preocupam-me as difíceis condições de trabalho, mas o sentimento que me domina é de orgulho, em ser parte de algo que é determinante para a construção de nosso país. Resolvi falar do que me anima, nesta edição, para fazer um lembrete: temos uma função social importante a desempenhar, tanto os experientes quanto os que estão começando na carreira - para esses, NOVA ESCOLA lançou o Guia do Professor Iniciante (nas bancas por 10,90 reais). 

A despeito de tudo o que ainda falta alcançar, asseguro que estamos no rumo certo quando vejo estudantes tratados como gente, e não como números, e seus problemas de aprendizagem vistos como questões da escola, e não da sociedade ou da família. Posso testemunhar isso, por exemplo, em instituições com mais de mil alunos, em que a coordenadora pedagógica procura a razão de um rapaz antes assíduo e participativo passar a faltar ou para algumas garotas estarem tão mal em duas disciplinas se estão bem nas demais. E, quando observo um experiente professor de Matemática reservar parte das aulas para suprir defasagens de seus alunos ou uma jovem da área de humanas se dispor a um diálogo de aproximação com estudantes que parecem estar na escola a contragosto, percebo que são de fato educadores. Afinal, não repetem o julgamento de que "esses alunos não têm condição de estar aqui...". 

Este foi um ano difícil, com boas escolas sendo palco de tragédias. Mas elas não estão em guerra civil. São espaços de resistência e construção social. Ocorre que para elas confluem todas as questões de seu entorno social e, quando forem notícia policial, recusemos "soluções" como detectores de metais e câmeras por toda parte. Também, quando se discutem salário e condições de trabalho, não aceitemos insinuações que não se pode esperar nada de professores que atuam sob risco e ganham pouco. Meias verdades, tão convincentes quanto maléficas, que nos desmerecem. Más condições devem ser apontadas para serem superadas, e não para desvalorizar a carreira. 

Precisamos compreender a crise da Educação em função do seu crescimento, pois se, em poucas décadas trouxemos o povo brasileiro para dentro da escola, agora é preciso saber o que fazer com ele. É disso que resultam muitas questões por resolver. Por isso, novos recursos materiais serão insuficientes sem o envolvimento dos milhões de brasileiras e brasileiros que se dedicam ao Magistério. São eles que acolhem crianças e jovens de todo o país, em suas esperanças e em seus problemas, que, na realidade, são as esperanças e os problemas de toda a nação. Escola não é mera agência de promoção econômica, mas, quando se discute qualificação dos nossos trabalhadores para desenvolver a economia e superar o desemprego estrutural, é de Educação que se está falando. Da mesma forma, não é mera trincheira socioambiental. Quando se analisam questões dessa área, como a degradação urbana, também é de Educação que se está falando. 

Por isso tudo, nós somos fundamentais para que o Brasil tenha um futuro que valha a pena. Recebemos em nossas aulas todas as potencialidades e limitações de nossa sociedade e, precisamos admitir, elas demandam nossa potencialidade e igualmente revelam nossas limitações. Devemos pedir apoio e exigir condições para cumprir o que de nós se espera, mas não nos desculpemos pelo que somos e, se questionados, podemos dizer: sou professor(a), sim, com muita honra!
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Publicado em NOVA ESCOLA Edição 248, DEZEMBRO 2011.
                                                                                

2.

Docência, uma profissão estagnada

Sem planos de carreira estruturados, não há perspectivas de crescimento profissional e a atividade docente se torna pouco atrativa

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Sem planos de carreira estruturados, não há perspectivas de crescimento profissional e a atividade docente se torna pouco atrativa. Ilustração: Jean Galvão
Dar aos profissionais da Educação perspectivas de médio e longo prazos, tornar a docência atrativa para os mais jovens e valorizar a profissão, equiparando-a a outras que exigem o mesmo grau de especialização. Esses são alguns dos objetivos por trás da criação dos planos de carreira do Magistério, ou pelo menos deveriam ser. Infelizmente, o Brasil vem empurrando essa reivindicação com a barriga há anos. Em 1996, quando começaram as discussões para a elaboração do Plano Nacional de Educação (PNE) que vigorou de 2000 a 2010, o assunto já estava em alta e foi incorporado às metas. Quinze anos se passaram, pouco caminhamos - ainda há muitas redes sem plano de carreira ou com propostas frágeis - e a questão voltou à pauta do novo PNE, que está em votação no Congresso (veja uma comparação entre a meta atual e a de 2000 no quadro abaixo). 

Enquanto isso, educadores de todo o país reclamam de não ter perspectivas claras de crescimento profissional e a questão contribui para que a docência se torne cada vez menos valorizada. Um plano de carreira bem formulado pode trazer bons profissionais para as salas de aula, mesmo que o salário inicial não seja tão alto. Isso porque a maioria das pessoas, especialmente os mais jovens, é atraída pela perspectiva de progredir. Ao mesmo tempo, a existência de degraus sólidos que se pode alcançar ajuda a manter o docente motivado na rede pública. Para que essas duas ações se concretizem, é necessário que a profissão conte com regras claras de promoção, um programa estruturado de aperfeiçoamento profissional e uma boa política de remuneração. São importantes também ações que deem segurança ao trabalhador em termos de proteção à saúde e direitos previdenciários.
Promessa que se repete
Dez anos depois, medida que não foi implementada volta à pauta 

PNE 2000-2010 
Garantir a implantação, já a partir do primeiro ano deste plano, dos planos de carreira para o Magistério, elaborados e aprovados de acordo com as determinações da Lei nº 9.424/96.

PNE 2011-2020 (proposta) 
META 18 Assegurar, no prazo de dois anos, a existência de planos de carreira para os profissionais do Magistério em todos os sistemas de ensino.
Continue lendo a reportagem
·                                 1Docência, uma profissão estagnada
·                                 2Faltam regras claras, formação consistente e política salarial
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Publicado em NOVA ESCOLA Edição 247, NOVEMBRO 2011. Título original: Uma profissão estagnada

ESCOLA REGULAR: DIFICULDADES PARA INCLUIR ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

RESUMO
O artigo trata da deficiência que a escola regular possui para receber o aluno que apresenta necessidades especiais físicas e ou outras modalidades, bem como demonstra que a maioria das escolas não possui capacidade para receber os mesmos, pois na maioria das vezes faltam recursos humanos e espaço físico, não propiciando a inclusão a que os mesmos têm direito; ainda aponta para que o governo atue com mais eficácia nesta questão.
PALAVRAS-CHAVE: Escola; Dificuldade; Inclusão.

Fichamento

ADORÁVEL PROFESSOR (MR. HOLLAND). Opus; Gênero: Drama; Duração: 140 min.; Ano de lançamento (EUA): 1995; Distribuição: Buena Vista Picture; Direção: Stephen Herek.
“(...) Um filme que sobre a história de um músico, que começou a lecionar na escola John Kennedy, nos Estados Unidos da América. Ele não gostava da idéia de dar aulas, porém para aumentar sua renda e ter a possibilidade de realizar seu sonho, que era ter tempo para compor suas músicas, aceitou o desafio.”
 “(...) Pude notar que a escola não era democrática e seu começo como tantos outros professores foi um desastre. Os alunos não tocavam bem os instrumentos, a turma era desafinada, faltava sintonia, não sabiam o significado do termo música e havia desinteresse nas aulas (...)”. Um verdadeiro desafio ao educador. Na sua lógica ele tinha que encher a mente dos alunos com conhecimento, mas eles esperavam algo a mais nas aulas. Mas pôde perceber que o trabalho era pior do que podia ter imaginado, “(...) ele ia mais rápido até o estacionamento, do que para a sala de aula (...)”.
 “(...) Se ele não era capaz de ensinar era um mau professor (...)”. A partir do momento que percebeu que deveria fazer algo por aquela turma, começou a trabalhar o Rock and Roll aos alunos, assim pôde observar a mudança que ocorreu. Assim modificando sua metodologia de ensino e passando a estimulá-los. “(...) Mas com certeza teve que superar obstáculos do seu método de ensino, devido aos colegas de trabalho que exigiam dele seguir ensinando os músicos clássicos e não o Rock and Roll que era considerado “coisa do diabo (...)”.
Um professor que esta fazendo o seu máximo para estimular e desenvolver os alunos, ampliando suas habilidades de forma agradável é criticado, por não seguir a regra do obvio, do esperado, mas é a partir de um professor que resolve ser diferente é que podemos observar a capacidade que um educador tem de modificar a vida de um aluno.
 “(...) Quando estava se dedicando á profissão de educador, se depara com a novidade de que sua esposa esta esperando um filho, foi um choque de momento. Passado algum tempo após o nascimento, puderam perceber que o bebê não escutava. Pode-se notar a frustração no seu rosto ao saber que seu filho só tinha 10% de audição e não poderia escutá-lo tocar (...).
O maior orgulho de um pai é ver a admiração que um filho pode ter por seu trabalho, e ele descobriu que seu filho não o escutava. Um trauma, uma grande tristeza o invadia, como se sentir impotente. Mas com o tempo notou-se que ele mesmo com sua deficiência era capaz de escutar e saber o gosto musical de seu pai.
 O Mr. Holland conseguiu se dedicar ao demonstrar que tinha capacidade de ensinar qualquer aluno, até mesmo àqueles que não tinham didática alguma. Um exemplo foi da menina, a qual mostrou que ela era capaz “(...) não precisava olhar a letra da musica, pois a música estava dentro dela (...)”.
“(...) Outro foi do jovem que precisava aprender um instrumento, pois não poderia mais jogar futebol, devido as suas notas serem baixas, assim mostrou que com força de vontade você consegue conquistar seus objetivos e ser um ótimo aluno em qualquer disciplina (...)”.
 “(...) A batalha de um professor não é somente na sala de aula, mas em todos os momentos de sua trajetória. Ele conseguiu fazer 32 alunos dormir de olhos abertos (...)” o que seria melhor para um educador que seu trabalho bem feito.
 Com toda sua dedicação pelos seus alunos, o Mr Holland acabou por se esquecer de que tinha uma família e um filho que precisa de atenção. E necessitava do mesmo estímulo que ele dedicava aos alunos.
  A partir deste momento que estava notando a grande cobrança de sua família percebeu que seu filho conhecia seus gostos, mesmo não tendo a mesma capacidade que as pessoas ditas “normais” “(...) ele tinha capacidade de aprender não tudo mais com certeza uma parte que já lhe era suficiente e assim se dedicar, só precisava de oportunidade, um estímulo, para aprender com o pai (...)”.
Mesmo com a deficiência de seu filho, podemos perceber que não importa sua limitação e sim o estímulo que você recebe para seguir em frente e mudar sua vida. E um educador faz toda a diferença na vida de um aluno.
 Depois de 30 anos dedicados á escola, aos alunos, Mr. Holland recebeu a notícia que havia sido demitido, “por corte de gastos”, devido ao fato que “(...) suas aulas de músicas, não eram tão importantes quanto às aulas de educação física, na visão da administração da escola, era uma matéria supérflua comparada á outras matérias (...)”.
 O choque foi tremendo para ele, pois trabalhar a vida inteira e ser descartado é uma decepção para um professor que contribui para a formação de tantos alunos motivando-os. E de uma hora para outra vira algo “sem utilidade”.
Apesar de todo este fato lamentável foi surpreendido ao final do filme “(...) com uma grande homenagem de tantos ex-alunos, quanto de pessoas que ele contribuiu para darem um passo a frente na trajetória, com certeza uma lição de vida, de amor, dedicação, educação e de professor (...)”.
Não existe nada mais gratificante para um educador que seu trabalho reconhecido.
Autora: Vasques, Ana Paula.