quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Produções Narrativas e Dissertativas :criação coletiva de pequenos textos

 Bem pessoal, conforme combinamos em aula, esta aqui será nossa primeira postagem de textos produzidos em sala de aula.
Assim, peço que, uma vez devidamente revisadas e corrigidas, as narrativas de notícias ficcionais  e dissertações que vocês produziram a partir de dados de textos reais sejam aqui postadas, a fim de compartilharmos textos que são frutos de um trabalho coletivo em sala de aula.
Aguardo então as contribuições dos grupos.
Um abraço,
Profa. Aden

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Alguns links interessantes para serem visitados

Para quem quer consultar uma palavra da Língua Portuguesa, esse é o link da Academia Brasileira de Letras:
http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=23

Este é o site oficial do Dicionário Aurélio para quem quer descobrir o significado das palavras:
http://www.dicionariodoaurelio.com/

Para quem tem tem dúvidas gramaticais, indico o site BrasilEscola para pesquisa:
http://www.brasilescola.com/gramatica/

Com relação às funções da linguagem que trabalhamos em sala de aula, aqui vai um link interessante:
http://www.algosobre.com.br/gramatica/funcoes-da-linguagem.html

Também com relação à Tipologia Textual, há um bom material no seguinte site:
http://www.algosobre.com.br/redacao/tipologia-textual.html

Para uma breve consulta aos níveis de linguagem, sugiro o site de publicidade e propaganda:
http://wappyblog.blogspot.com/2008/06/nveis-de-linguagem.html

Bem, esses são apenas alguns links que podem ajudar vocês a produzirem e interpretar melhor um texto.
 Nas próximas postagens, pretendo trazer mais indicações para podermos refletir a respeito.

Um abraço a todos e boa pesquisa!

Profa. Aden

Iniciando as atividades


Sejam todos bem-vindos ao nosso blog, criado para que possamos aperfeiçoar nossa maneira de se expressar seja através de atividades de produção escrita, leitura, indicação de sites, vídeos, e outras formas interessantes, criativas e produtivas de nos colocarmos diante da vida.
Assim, resumo aqui o que já fizemos até agora, no intuito de nos situarmos enquanto grupo quanto ao que já trabalhamos em sala de aula. Lembro que começamos nos conhecendo e verificando nossas posturas e idéias diante da possibilidade de "aprender" a Língua Portuguesa; depois, vocês realizaram uma atividade "teste" que visou verificar o quanto vocês dominam as modalidades de leitura e interpretação de um texto; mais adiante, começamos a tratar dos graus/níveis de linguagem em que nossa língua materna se subdivide, a fim de verificarmos as mais diversas formas com que nos comunicamos no dia-a-dia; depois, partimos para o conhecimento ou lembranças acerca das funções da linguagem, em que verificamos que cada texto tem uma finalidade e que precisamos conhecê-las com vistas a não "errarmos" na hora de nos dirigirmos a determinado público leitor; por fim, estamos trabalhando a tipologia textual, a partir da qual vocês foram instados a produzir uma narrativa "insólita" que apresentasse em seu bojo os elementos que foram apresentados a vocês e que não poderiam faltar em um textos narrativo, a saber: o quê?, como?, onde? e quando?. Atualmente, a  atividade solicitada consiste em produzir uma descrição detalhada que utilize os 5 sentidos em um texto de, no mínimo, 10 linhas, bem como um artigo de opinião que se assemelha àqueles produzidos pelos jornais em que o repórter dá sua opinião acerca de um fato, posicionando-se e argumentando de forma, como o próprio nome diz, a formar uma opinião sobre determinado tema ou acontecimento.
Desse modo, até aqui apenas retomamos alguns dos conceitos, elementos e características de textos que permeiam nossa sociedade, independente do contexto em que se inserem. De agora em diante, passaremos a uma segunda etapa de nosso trabalho que é atrelar todos esses conhecimentos à produção e leitura de textos mais complexos que, na verdade, são uma mescla de tudo o que vimos até agora com características muitas vezes bastante peculiares e que fazem deles formas de expressão das mais diversas no mundo em que vivemos.
Para tanto, convido a todos a participarem ativamente deste blog, no intuito de, juntos, construirmos e repensarmos nossas próprias formas de produzir um texto, emitir uma opinião, interpretar um texto acadêmico, um filme, uma música, um poema, enfim o que os autores nos oferecem, principalmente porque de agora em diante assumimos a postura de autores que tentarão, até o final do semestre, produzir textos para um público leitor muito especial: o virtual.
Um abraço a todos e mãos à obra!
Profa. Aden